Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2387
Título: Ler por prazer no ritmo do cordel
Autor: Honorato, Danila Salvador
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2204982655758230
Orientador: Almeida, Maria do Socorro Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3185435491287172
Palavras-chave: Literatura de cordel;Incentivo à leitura;Literatura - Estudo e ensino
Data do documento: 2019
Citação: HONORATO, Danila Salvador. Ler por prazer no ritmo do cordel. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: This monograph deals with discourses about cordel literature as one of the means to aid in the teaching / learning process in the construction of a student reader, bringing discourses about the importance of reading as well as contents covered in the brochures, and also brings some suggestions of work with the same in class. As a theoretical basis sources were used as Pinheiro (2018), which addresses different ways of working with cordel literature; Luyten (1983) and Cascudo, (2012) who conceptualize and approach extremely relevant aspects about leaflets and popular literature in general. Candido (1980) in his discourse on literature and society, Stuart Hall (2006) as a theoretical basis for discursion on identity and culture reflected in cordel literature, among others. The work was divided in three parts, the first one brings discourses about popular and scholarly literature, addressing the characteristics of the same as the importance of both for the teaching / learning process, the second part focuses on the literature of its origin and characteristics and cultural aspects, bringing some suggestions for use in the classroom, and how the leaflets can awaken the taste for reading. With this we could see that the incentive to work with the cordel in activities focused on teaching / learning emphasizing importance and richness as a living and changeable culture is an exciting and pleasurable activity.
Resumo: A presente monografia aborda discursões sobre a Literatura de cordel como um dos meios para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem na construção de um aluno leitor, trazendo discursões sobre a importância da leitura assim como conteúdos abordados nos folhetos, e também traz algumas sugestões de trabalho com a mesma em sala de aula. Como embasamento teórico foram utilizadas fontes como Pinheiro (2018), que aborda diferentes formas de trabalhar com a literatura de cordel; Luyten (1983) e Cascudo, (2012) que conceituam e abordam aspectos extremamente relevantes sobre os folhetos e a literatura popular em geral. Candido (1980) em sua discursão sobre literatura e sociedade, Stuart Hall (2006) como base teórica para discursão sobre identidade e cultura refletidas na literatura de cordel, dentre outros. O trabalho foi dividido em três partes, a primeira traz discursões sobre a literatura popular e a erudita, abordando as características das mesmas assim como a importância de ambas para o processo de ensino/aprendizagem, a segunda parte foca na literatura de cordel sua origem e características e os aspectos culturais, trazendo algumas sugestões de uso em sala de aula, e como os folhetos podem desperta o gosto pela leitura. Com isso pudemos perceber que o incentivo ao trabalho com o cordel em atividades voltadas ao processo de ensino/aprendizagem ressaltando a importância e riquezas como cultura viva e mutável é uma atividade instigante e prazerosa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2387
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_danilasalvadorhonorato.pdf627,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.