Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/238
Título: Fase Ascógena e patogenicidade do agente da Antracnose do cajueiro (Anacardium Occidentale L.)
Autor: Oliveira, Vilalba P.
Menezes, Maria
Lima, J. Albersio A.
Palavras-chave: Fitopatologia;Fitopatologia - Diagnóstico;Plantas - Parasitos
Data do documento: 1985
Citação: OLIVEIRA, Vilalba P.; MENEZES, Maria; LIMA, J. Albersio A. Fase Ascógena e patogenicidade do agente da Antracnose do cajueiro (Anacardium Occidentale L.). Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, v.1, n.1, p. 89-95, 1985.
Abstract: Desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de se obter a fase perfeita de Colletotrichum gloeosporioides Penz., e conhecer sua patogenicidade ao cajueiro (Anecardium occidentale L ) O fungo foi cultivado em dois substratos: 1) BDA e 2) BDA com papel de filtro Whatman n.0 1 sobre a superfície. O fungo produziu peritécios escuros e brilhantes, em abundância, após 22 dias de incubação à temperatura de 25-280C. O exame detalhado dos peritécios, ascas e ascosporos, ao microscópio, revelou que o fungo em estudo é idêntico a Glomerella cingulata (Stonem.) Spauld. et v. Schrenk. Sua patogenicidade foi demonstrado quando uma suspensão de ascosporos foi inoculada, por aspersão, na parte aérea, em cajueiros jovens, no estádio de cinco a seis folhas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/238
Aparece nas coleções:v. 1, n. 1, 1985 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v1_n1_1985_agro_07.pdf402,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.