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Título: Eficiência dos gastos públicos na educação: análise dos municípios de Pernambuco
Autor: Santos, Leandro Henrique Ferreira dos
Orientador: Bezerra, Arley Rodrigues
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2745072539647650
Palavras-chave: Investimentos públicos;Despesa pública - Política governamental;Educação - Custos;Análise de envoltória de dados
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Leandro Henrique Ferreira dos. Eficiência dos gastos públicos na educação: análise dos municípios de Pernambuco. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Education is and has always been fundamental to the development of any society. Therefore, trying to understand if public spending in this area is being applied correctly or not becomes very important, since having a notion of the quality of public spending, one can guarantee a better efficiency of the allocative function of resources. More specifically, this research seeks to measure the technical efficiency and scale scores of the Basic Education Development Index (IDEB) in the area of education for the municipalities of Pernambuco, that is, it seeks to evaluate the efficiency of public spending on education. municipalities, identifying which are the most and least efficient. To meet the objectives, we used the Data Envelopment Analysis (DEA) model for 133 Pernambuco municipalities for the period 2013-2017. The data showed a large number of efficient municipalities for the state of Pernambuco, that is, obtained their efficiency ratios (E) equal to 1. However, it was found that the richest municipalities are not necessarily always efficient in the use of public resources, while having a lower income level had better input management in some cases.
Resumo: A educação é e sempre foi fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Por tanto, buscar compreender se os gastos públicos nessa área estão sendo aplicados de maneira correta ou não se torna muito importante, uma vez que tendo noção da qualidade desses gastos públicos, pode-se garantir uma melhor eficiência da função alocativa dos recursos. De maneira mais específica, essa pesquisa busca mensurar os escores de eficiência técnica e de escala do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na área da educação para os municípios pernambucanos, ou seja, busca-se avaliar a eficiência dos gastos públicos com educação fundamental dos municípios, identificando quais os mais e menos eficientes. Para atender aos objetivos, empregou-se o modelo de Análise Envoltória dos Dados (DEA) para 133 municípios pernambucanos para o período de 2013 a 2017. Os dados mostraram uma grande quantidade de municípios eficientes para o estado de Pernambuco, ou seja, obtiveram seus índices de eficiência (E) iguais a 1. Porém, constatou-se que os municípios mais ricos não são, obrigatoriamente, sempre eficientes na utilização dos recursos públicos, ao passo que possuem um menor nível de renda tiveram uma melhor gestão de insumos em alguns casos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2362
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