Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/236
Título: Seleção de estirpes de Rhizobium para Caupi, resistentes a temperatura elevada
Autor: Stamford, Newton P.
Santos, Carolina Etiene de R. S.
Palavras-chave: Plantas e solo;Plantas - Efeito da temperatura;Plantas - Efeito do nitrogênio
Data do documento: 1985
Citação: STAMFORD, Newton P.; SANTOS, Carolina Etiene de R. S. Seleção de estirpes de Rhizobium para Caupi, resistentes a temperatura elevada. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, v.1, n.1, p. 61-73, 1985.
Abstract: Foram coletadas 67 amostras de solos representativos da região Semi - Árida, com o objetivo de isolar estirpes de Rhizobium sp de nódulos formados em caupi (Vigna unguiculata (L) Walp), para avaliar a resistência a temperatura elevada. Para a seleção das estirpes foi conduzido um experimento em casa de vegetação usando vasos de "Leonard'' esterilizados, mantidos em regime de temperatura elevada (média SCTC, máxima 410C). Foram usadas 30 estirpes isoladas do Semi-Árido, uma estirpe da Zona da Mata e uma estirpe importada da Austrália, comparadas com os tratamentos sem e com nitrogênio mineral. Os resultados da nodulação, da fixação do N2 e do rendimento em matéria seca das plantas mostraram o alto grau de especificidade e eficiência das estirpes NFB 00, NFP 36 e NFB 114, provavelmente estirpes de eficiência excepcional. A estirpe da Zona da Mata (NFB 01) e a importada da Austrália (CB 756) mostraram-se menos eficientes, embora com resultados apenas levemente inferior ao tratamento com nitrogênio mineral. As demais estirpes não foram eficientes na simbiose com caupi em regime de temperatura elevada. Observou se correlação significativa entre o N-total na parte aérea e o peso de nódulos, e entre o N-total e rendimento de matéria seca da parte aérea.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/236
Aparece nas coleções:v. 1, n. 1, 1985 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v1_n1_1985_agro_05.pdf431,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.