Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/235
Título: Efeito da salinidade na fixação do N², no rendimento e na absorção de Na e K por caupi
Autor: Barros, Maria de Fátima Cavalcanti
Stamford, Newton Pereira
Ferreira, Neydson Caldas Mattos
Gallo, Raul Pinto
Magalhães, Antônio Fernando
Palavras-chave: Solos - Salinidade;Salinidade;Solos - Composição
Data do documento: 1985
Editor: BARROS, Maria de Fátima Cavalcanti et al. Efeito da salinidade na fixação do N², no rendimento e na absorção de Na e K por caupi. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, v.1, n.1, p. 47-59, 1985.
Abstract: Um experimento foi conduzido em casa de vegetação, usando vasos de "Leonardo esterilizados, com o objetivo de verificar o efeito de níveis crescentes de CNaCI. na fixação do nitrogênio, no desenvolvimento do Rhizobium inoculado. na absorção de Na e K e no rendimento da planta, para avaliar a necessidade de seleção de estirpes específicas para caupi cultivado em solos salinos e/ou solos alcalinos da região Semi-Ârida. Utilizou-se as cultivares IPA 202. e IPA 203, inoculadas com a estirpe CB 756, e com os seguintes nívteis de OslaCtj 0,0; 1,4; 2,8; 4,2; e 5,6g,'litro de solução de Norris, isenta de nitrogênio. Verificou-se que o aumento na concentração salina não afetou o peso nem o número de noúuios das duas cultivares. Por outro lado a aplicação das doses mais elevadas de NaC1 diminuiu significativamente o nitrogênio total acumulado, com efeito mais pronunciado na cultivar IPA 202. A adição de níveis crescentes de NaCI influenciou o rendimento da planta diminuindo o peso de matéria seca do caule, folhas e raízes de caupí. A absorção de K não foi afetada pelos níveis de NaCf e com relação a absorção de Na ocorreu comportamento diferenciado entre as cultivares, sendo IPA 203 mais tolerante à salinidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/235
Aparece nas coleções:v. 1, n. 1, 1985 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v1_n1_1985_agro_04.pdf419,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.