Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2341
Título: Desafios do manejo de doenças radiculares causadas por fungos
Autor: Lopes, Ueder Pedro
Michereff, Sami Jorge
Palavras-chave: Fitopatologia;Raízes (Botânica) –Doenças;Fungos
Data do documento: 2018
Editor: EDUFRPE
Citação: LOPES, Ueder Pedro; MICHEREFF, Sami Jorge (ed.). Desafios do manejo de doenças radiculares causadas por fungos. Recife: EDUFRPE, 2018. 208 p., il.
Abstract: Fungos habitantes do solo causam doenças radiculares graves em muitos cultivos de importância econômica. Essas doenças são resultantes da interação entre o patógeno, o hospedeiro e os componentes bióticos e abióticos do solo. Os fungos habitantes do solo produzemestruturas de resistência, que na ausência da planta hospedeira permanecem inativase, portanto, protegidas de fatores adversos do solo. No entanto, na presençade exsudatos radiculares de um hospedeiro suscetível na rizosfera,ou uma fonte adequada de nutrientes, essas estruturas de resistência germinam einfectama planta, dependendo de condições adequadas.Além disso, os fungos habitantes do solo podem colonizar as raízes das plantas que nãosão suas hospedeiros principais, sem induzir sintomas visíveis, bem como sobreviver em restos culturais. Portanto, esse conjunto de características em relação à biologia, ecologia e sobrevivência no solo resultaem grande dificuldade no manejo de doenças radiculares causadas por fungos.Visando propiciar ao leitor uma visão ampla dos principais desafios no manejo de doenças radiculares causadas por fungos, a presente obra aborda informações relevantes sobre o assunto, distribuídas em 12 capítulos e com a contribuição de 48 colaboradores. Acreditamos que as informações aqui contidas serão de grande valia para utilização por produtores e técnicos, bem como para professores e estudantes de Fitopatologia. Agradecemos sinceramente aos autores e coautores deste livro pelo empenho e comprometimento na elaboração dos capítulos e à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) pelo fomento concedido para elaboração desta obra.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2341
ISBN: 978-85-7946-321-1
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_desafiosdoençasradiculares.pdf7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.