Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2337
Título: Capital social no contexto brasileiro: contribuições da área da Administração
Autor: Melo, Paulo Thiago N. B. de.
Palavras-chave: Capital social - Brasil;Administração
Data do documento: 2015
Editor: EDUFRPE
Citação: MELO, Paulo Thiago N. B. (Org.). de. Capital social no contexto brasileiro: contribuições da área da Administração. Recife: EDUFRPE, 2015. 278 p.:il.
Abstract: Este livro é uma coletânea de artigos, desenvolvidos na área da administração, sobre a teoria do capital social no contexto brasileiro. A ideia que deu origem a este livro foi a necessidade de um refinamento teórico das bases conceituais que dão suporte para as discussões acerca do capital social na área da administração. A teoria do capital social não é exclusiva de uma área de conhecimento específica, sendo intensamente desenvolvida na sociologia, nas ciências políticas, bem como na administração. A área da administração é caracterizada por adotar bases teóricas de outras áreas de conhecimento, como a engenharia, a sociologia, a psicologia, as ciências biológicas, entre outras. Essa característica faz com que alguns pesquisadores contestem sua delimitação como ciência autônoma. Entretanto, essa mesma característica permite a incorporação de abordagens teóricas desenvolvidas em outras áreas, como a teoria do capital social. Este livro está organizado buscando esclarecer as diferentes abordagens que têm sido utilizadas nas discussões teóricas e decisões metodológicas acerca da teoria do capital social na administração. O capítulo 1 discute os princípios epistemológicos da teoria. As bases sociológicas da teoria são ressaltadas nos capítulos 2, 3, 4 e 5. Por sua vez, os capítulos 6, 7 e 8 abordam a teoria destacando seu aspecto político. E, por fim, os capítulos 9, 10 e 11 discutem a teoria a partir das contribuições próprias da administração. Os textos escolhidos para compor este livro passaram pela avaliação dos principais periódicos nacionais na área da administração, tais como os Cadernos EBAPE.BR, a Revista de Administração de Empresas, a Revista de Administração Pública, a Revista de Gestão Social e Ambiental, a Revista Organizações & Sociedade e a Revista Psicologia: Organizações e Trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2337
ISBN: 978-85-7946-250-4
Aparece nas coleções:(EDUFRPE) Livros e Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_capitalSocial.pdf7,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.