Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2334
Título: Guia das aves do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE
Autor: Pereira, Glauco Alves
Passos Filho, Paulo de Barros
Oliveira, Fernanda Gabriela Santos de
Leal, Edson Silva Barbosa
Borges, Sawana Caroline de Aquino
Neves, Rachel Maria de Lyra
Telino Junior, Wallace Rodrigues
Azevedo Júnior, Severino Mendes de
Palavras-chave: Ave – Manuais, guias, etc;Biologia;Animais;Ecologia;Ecossistema;Educação ambiental
Data do documento: 2020
Editor: EDUFRPE
Citação: PEREIRA, Glauco Alves et al. Guia das aves do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife: EDUFRPE, 2020. 58 p.,il.
Abstract: A ideia da elaboração deste guia surgiu nas dependências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante as aulas de Ecologia de Aves da primeira turma do Mestrado em Ecologia, no segundo semestre de 2011. Essa primeira turma concluiu, com êxito, o Mestrado em 2012. De lá para cá, muita coisa mudou no campus, mas outras continuaram quase que da mesma forma como deixamos: alguns departamentos surgiram, outros foram ampliados, com a construção de novos prédios, mas as aves que habitam o campus diariamente, lá estão; elas se reproduzem, se alimentam, dormem, enfim, realizam todo o seu ciclo de vida no campus, contudo, de forma invisível para a maioria que trabalha, estuda ou transita pela Universidade. O propósito inicial desta obra foi diminuir essa“invisibilidade” das aves, fazendo com que as pessoas percebamque o campus é ‘vivo’, pois as aves que ali habitam realizam interações ecológicas importantes para a nossa saúde e bem-estar, pois controlam as populações de animais que podem trazer riscos à saúde, como ratos e mosquitos transmissores da dengue, Aedes aegypti e A. albopictus. Além disso,as aves são importantes elementos na dispersão de sementes e no processo de polinização, colaborando diretamente na restauração e na reprodução dos vegetais. Mesmo com as áreas verdes existentes no campus, e sabendo da importânciade sua manutenção, poucos estudos foram publicados sobre a avifauna existente naUFRPE. A maioria das informações está no livro ‘Aves no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco’ (Farias & Mendes, 1995), e em alguns anais e resumos. Compilando esses dados, e indo exaustivamente ao campo, surgiu esta obra, que retrata 70 espécies de aves e divulga a listagem das aves da UFRPE, atualmente com 118 espécies.Esperamos que este livro satisfaça a curiosidade dos discentes, professores, observadores e amantes das aves, e que possa despertar o interesse das pessoas que queiram adentrar no mundo da Ornitologia e/ou da observação de aves (Birdwatching).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2334
ISBN: 978-65-86547-01-6
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
catalogo_guiadeavesUFRPE.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.