Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2329
Título: Taxonomia de Dalechampia sect. Dalechampia subsect. Humiles (PLUKENETIENAE, EUPHORBIACEAE)
Autor: Oliveira, Joesili Cristina Pereira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6717491387608098
Orientador: Sales, Margareth Ferreira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6732993266862533
Palavras-chave: Acalyphoideae;Cerrados;Arbustos
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Joesili Cristina Pereira de. Taxonomia de Dalechampia sect. Dalechampia subsect. Humiles (PLUKENETIENAE, EUPHORBIACEAE). 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Dalechampia(Euphorbiaceae) abriga cerca de 130 espécies, dentre as quais 70 ocorrem na América do Sul. O gênero diferencia-se dos demais da família devido a sua inflorescência pseudantial peculiar. Webster & Armbruster (1991), reorganizaram as espécies neotropicais do gênero em seis seções, dentre elas as quais destaca-sea seção Dalechampia por reunir 41% das espécies do gênero. Essa seção está subdividida em cinco subseções, entre elas, Humiles, que abriga espécies com hábito predominantemente subarbustivo, e que ocorrem principalmente no Cerrado brasileiro e áreas adjacentes da América do Sul. Suas espécies (15 spp.) são caracterizadas principalmente pela quantidade e forma das sépalas pistiladas, que variam entre 6-12 e podem ser inteiras ou pinatífidas. De acordocom Webster (2001), as informações sobre as espécies de Euphorbiaceae podem ser confusas, devido ao grau de complexidade de suas características, da mesma forma, ocorre na subseção Humiles, na qual as espécies são de difícil delimitação. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar o estudo morfo-taxonômico de Dalechampia subsect. Humiles. Este estudo foi realizado a partir de análise bibliográfica, protólogos e literatura especializada. Além disso, os caracteres morfológicos mais relevantes para a diferenciação das espécies (indumento nas folhas e sépalas pistiladas, coloração da bráctea involucral, címulas pistiladas e estaminadas e número de sépalas pistiladas) foram levantados a partir da análise de exsicatas provenientes de 16 herbáriosbrasileiros. A identificação, distribuição geográfica e dados fenológicos das espécies foram fundamentados nas informações contidas nos rótulos das exsicatas, sites e literaturas especializadas, além de observações pessoais em campo. Foram identificadas edescritas 13 espécies da subseção Humiles (sendo quatro delas endêmicas da região Centro-oeste), atualizada a distribuição de cada uma delas e analisado os seus status de conservação, de acordo com os parâmetros da IUCN. Os resultados evidenciaram que a maioria das espécies são endêmicas do Brasil, ocorrendo principalmente nas regiões Centro-oeste e que há espécies em estado pouco preocupante, vulneráveis e em perigo considerando sua área de ocupação e extensão de ocorrência.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2329
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joesilicristinapereiradeoliveira.pdf602,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.