Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2323
Título: Caracterização térmica de instalações, respostas fisiológicas e desempenho produtivo de suínos em crescimento e terminação
Autor: Silva, Weslley Amaro da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9809451032445233
Orientador: Pandorfi, Héliton
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7981297368478991
Palavras-chave: Animais - Abrigo natural;Suínos;Climatização
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Weslley Amaro da. Caracterização térmica de instalações, respostas fisiológicas e desempenho produtivo de suínos em crescimento e terminação. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a influência dos sistemas de climatização e sua relação nas respostas fisiológica e no desempenho produtivo de suínos confinados, assim como a caracterização térmica das instalações nas fases de crescimento e terminação. A pesquisa foi realizada no Biotério de Experimentação com Suínos da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (BES-UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no município de Serra Talhada, localizado na Mesorregião Sertão e Microrregião do Pajeú, estado de Pernambuco, Brasil (longitude 07,98° S; latitude 38,28º W e altitude de 444 m). Foramutilizados 27 suínos (machos e fêmeas) em fase de crescimento (com 63 dias de idade), provenientes de matrizes de linhagem comercial para alta deposição de massa muscular (¾ Duroc, ¼ Pietrain). O experimento foi realizado de agosto a novembro de 2017, totalizando 92 dias de registro de dados. Os animais foram submetidos aos seguintes fatores de variação: baias sem climatização (BS), baias com ventilação forçada (BV) e baias com sistema de resfriamento adiabático evaporativo (BR). Durante todo o período experimental, foram registrados os dados das variáveis meteorológicas no interior de cada baia com seus respectivos tratamentos e no ambiente externo às instalações, respostas fisiológicas e desempenho dos animais. O delineamento experimental utilizado foio inteiramente casualizado, com três tratamentos, no qual serão utilizados 27 animais (machos e fêmeas), distribuídos aleatoriamente em três baias com nove repetições por tratamento. O emprego do sistema de resfriamento adiabático evaporativo proporcionou melhor acondicionamento térmico aos suínos nas fases de crescimento e terminação. As respostas fisiológicas evidenciam o efeito positivo do resfriamento evaporativo e da ventilação forçada, com ênfase na magnitude e duração do estresse sofrido pelos animais que não dispunham de climatização. Os animais alojados nas baias equipadas com os sistemas de climatização apresentaram maior peso vivo e consumo de ração, o que permitiu atingir o peso de abate em idade inferior àqueles que não receberam climatização.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2323
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_weslleyamarodasilva.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.