Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2320
Título: Avaliação da qualidade física do solo de uma área de produção de cana-de-açucar
Autor: Oliveira, Pedro Henrique Santos de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2830483304132818
Orientador: Dantas, Mara Suyane Marques
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9205576230995806
Palavras-chave: Solos;Cana-de-açúcar;Solos - Análise
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Pedro Henrique Santos de. Avaliação da qualidade física do solo de uma área de produção de cana-de-açucar. 2016. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.
Resumo: O uso sustentável dos recursos naturais, especialmente do solo e da água, tem-se constituído em tema de crescente relevância, em razão do aumento das atividades antrópicas. Consequentemente, cresce a preocupação com o uso sustentável e a qualidade desses recursos. Para tanto, desenvolveu-se um experimento como objetivo avaliar o estado da qualidade física do solo cultivado comcana-de-açúcare uma de floresta nativa. O solo foi proveniente de uma área de produção de cana-de-açúcar, localizada na Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina (EECAC), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), localizada no município de Carpina. A área de estudos apresentava em média quarenta e cinco anos de exploração da cultura dacana-de-açúcar. Para avaliar a qualidade física do solo foram realizadas amostragens do solo deformadas e indeformadas com profundidades de 0-40cm, na área de estudo. Para determinação do índice de qualidade do solo foram avaliados seis indicadores de qualidade: densidade do solo, macroporosidade, microporosidade, resistencia a pentetração do solo, estabilidade de agregados, materia orgânica. A área de floresta nativa apresenta ótimo índice de qualidade física do solo. A área de produção de cana-de-açúcar apresenta ruim índice de qualidade física do solo. O uso e manejo do solo agem negativamente na qualidade física do solo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2320
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pedrohenriquesantosdeoliveira.pdf253,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.