Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/232
Título: Perdas por erosão em diferentes sistemas de plantio da mandioca: resultados preliminares
Autor: Margolis, E.
Mello Neto, A. V. de
Palavras-chave: Mandioca;Mandioca - Plantio
Data do documento: 1985
Citação: MARGOLIS, E.; MELLO NETO, A. V. de. Perdas por erosão em diferentes sistemas de plantio da mandioca: resultados preliminares. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, v.1, n.1, p. 7-16, 1985.
Abstract: Uma pesquisa visando selecionar sistemas de plantio da mandioca vem sendo conduzida no Posto Agropecuário de Glória do Goitá-PE, num Pdzólico Vermelho Amarelo Eutrófico com 12% de declive. O ensaio está constituído de seis talhões de 100 m* cada, equipados com tanques coletores para medição de perdas por erosão, compreendendo os seguintes tratamentos: camalhão e plantio morro abaixo; camalhão e plantio em contorno; matumbo e plantio morro abaixo; malumbo e plantio em contorno; cova rasa e plantio morro abaixo; e, cova rasa e plantio em contorno. Camalhão e plantio morro abaixo provocou as maiores perdas de solo, tendo havido uma redução de 99,8% nessas perdas quando os camalhões foram orientados no sentido das curvas de nível e de 98% quando utilizado o plantio em matumbos com a mesma orientação. A menor produção de raízes (13 t/ha) verificou-se nos camalhões morro abaixo, enquanto a maior produção (27,9 t/ha) foi obtida nos matumbos em contorno, justificando amplamente a predileção do lavrador local por este sistema tradicional na região. Os dados foram coletados num curto período de 20 meses, compreendendo apenas um ciclo vegetativo da cultura, sendo por isso considerados preliminares.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/232
Aparece nas coleções:v. 1, n. 1, 1985 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v1_n1_1985_agro_01.pdf358,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.