Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2318
Título: Atividades Práticas Desenvolvidas em Agroindústria do Setor Sucroalcooleiro do Estado de Pernambuco
Autor: Lima, Max Henrique Gonçalves de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7622040913641513
Orientador: Almeida, Gledson Luiz Pontes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2328849810614673
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Plantio;Irrigação;Solos
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Max Henrique Gonçalves de. Atividades Práticas Desenvolvidas em Agroindústria do Setor Sucroalcooleiro do Estado de Pernambuco. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O relatório tem como objetivo apresentar a vivência de campo do estagiário na Usina Trapiche. A usina Trapichefica localizada no município de Sirinhaém, com uma área plantada de 21.595 hectares, gerando mais de 5.500 empregos diretos e sendo responsável por cerca de 10%da produção de cana do estado.O agronegócio e da cana-de-açúcar têm papel fundamental no crescimento econômico nacional. A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no início do século XVI, onde hoje fica o estado de Pernambuco e é de vital importância, tanto para a produção de etanol, quanto do açúcar. Por ser uma cultivar sensível ao estresse hídrico e de alta respostaé que se justifica o uso da irrigação na produção da cana, visando aumento de produtividade e redução nos riscos da produção.Por ser uma cultura semi-perene, a cana tem raízes mais profundas e é mais susceptível aos efeitos da compactação, devendo-se ter cuidado ainda maior com as práticas de preparo do solo.Deve ser tomado um cuidado especial como plantio, especialmente na escolha das sementes e na densidade de gemas por metro linear de sulco.A fim de minimizar asperdasdurante a fase de colheita é necessário que haja uma sincronização de todos os processos desde a queima até o transbordo. Durante o estágio foram acompanhadas atividades de irrigação, preparo de solo, plantio e colheita. A vivência de campo serviu não apenas paraa formação profissional do estagiário,revelando as diversas áreas de atuação do engenheiro agrícola e ambiental no ambiente canavieiro,mas também para o desenvolvimento de diversas qualidades intangíveis valiosas, como iniciativa,disciplina e tomada de decisão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2318
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_maxhenriquegonçalvesdelima.pdf650,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.