Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2313
Título: Máquinas e implementos utilizados em operações de pequenas barragens de terra com fins agropecuários
Autor: Lopes, João Marcelo Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5359283107217276
Orientador: Almeida, Gledson Luiz Pontes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2328849810614673
Palavras-chave: Agricultura;Mecânica do solo;Solo rural - Uso
Data do documento: 2019
Citação: LOPES, João Marcelo Oliveira Máquinas e implementos utilizados em operações de pequenas barragens de terra com fins agropecuários . 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Devido à incerteza,sobre a disponibilidade de água, que afetas os produtores rurais, vem se tornando mais comum a necessidade de garantia da água para uso nas atividades do campo. Por esse motivo, cada vez mais esses produtores são atraídos pela ideia de ter sua própria barragem, possibilitando-os acesso a água em períodos de estiagem ou seca intensa.Como o orçamento é um grande complicador, as barragens de terra oferecem uma opção economicamente viável para o pequeno produtor que deseja garantir o bem-estar de seus animais e das suas culturas, fortalecendo diretamente a agricultura e pecuária locais.Entretanto para construir uma obra de barramento são necessárias máquinas de qualidade, que estão sujeitas a alguns fatores que podem prejudicar o funcionamento dessas, prejudicando sua eficiência eatrasando a conclusão do projeto.Por isso é necessário estudar esses fatores, tais como clima, condições mecânicas da máquina e condições do solo, além dos tipos de máquinas utilizadas, como tratores de esteira, pás-carregadeiras, rolos compressores e motoniveladoras, para administrá-los de maneira que não venham a ser um empecilho quando a obra estiver sendo executada. Apesar de resultarem em impactos negativos, se forem bem controlados esses fatores podem ser aproveitados a favor daconstrução das barragens.Um estudo bem articulado sobre os tipos de máquinas que irão ser utilizadas e seus respectivos rendimentos, com foco nos fatores que os limitam, permite ao engenheiro ter controle sobre as variáveis envolvidas e tomar decisões corretas que resultem numa barragem bem construída sem desperdício de tempo ou recursos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2313
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_joaomarcelooliveiralopes.pdf784,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.