Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2303
Título: Estudo de compactação e cisalhamento de solos coesos em tabuleiro costeiro: experimentação e modelagem
Autor: Melo, Camila Gomes Bezerra de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0695767954077992
Orientador: Rolim, Mário Rolim
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1996730931772855
Palavras-chave: Solos - Análise;Cisalhamento dos solos - Resistência;Solos - Amostragem;Solos - Compactação
Data do documento: 2019
Citação: MELO, Camila Gomes Bezerra de. Estudo de compactação e cisalhamento de solos coesos em tabuleiro costeiro: experimentação e modelagem. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: Importante propriedade dinâmica do solo, a resistência do solo ao cisalhamento pode ser definida como a tensão máxima cisalhante que o solo pode suportar sem sofrer ruptura. O ensaio de resistência ao cisalhamento do solo é capaz de identificar o nível de compactação do mesmo pois solos mais compactados apresentam maior resistência ao cisalhamento, e vice-versa. Em áreas de cultivo agrícola a compactação pode ser causada pelo tráfego de veículos. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar o cisalhamento e modelar as tensões e deformações em Argissolo coeso de tabuleiros costeiros. Este estudo foi realizado na Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina (EECAC) em duas áreas: uma em pousio e outra cultivada há 4 anos com cana-de-açúcar. Quatro amostras de solo foram coletada nas duas áreas, nas camada 0,00-0,20 m e 0,20-0,40m. Para a caracterização do solo foi analisada a granulometria do solo, a densidade e a umidade, a resistência ao cisalhamento do solo, coesão e o ângulo de atrito. A análise granulométrica dos solos das duas áreas, mostrou que estes tratam-se de solos detextura franco arenosa, enquanto a densidade aumentou com a profundidade. Como consequência do seu alto teor de areia, este solo apresentou alta resistência a tensão cisalhante. A resistência ao cisalhamento na camada 0,00-0,20 m foi semelhante nas duas áreas estudadas. Não houve diferença estatística para a coesão ou ângulo de atrito do solo. A resistência ao cisalhamento foi proporcional a tensão normal aplicada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2303
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_camilagomesbezerra.pdf343,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.