Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2299
Título: Consumidores de Cafés Especiais nos bairros na Zona Norte da Cidade do Recife-PE
Autor: Silva, Williana Cibelle Epifânio da
Endereco Lattes do autor: Não localizado
Orientador: Melo, Michelle Rayssa Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7148138581080369
Co-orientador : Silva, Laurileide Barbosa da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7869325906861017
Palavras-chave: Café;Café - Preparo;Consumo (Economia)
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Williana Cibelle Epifânio da. Consumidores de Cafés Especiais nos bairros na Zona Norte da Cidade do Recife-PE. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Coffee consumption has undergone changes, mainly in relation to the growing consumer market, the new moment of consumption of higher quality coffees and the opening of specialty coffee shops in the metropolitan region of Recife, including the North, serving as motivation for the beginning of this research that aimed to characterize the consumption of specialty coffees, raising data on consumer knowledge about the subject. The methodological procedures were configured in an exploratory study, that is, Qualitative Analysis, Questionnaire for data collection, Observation in loco for coffee consumption habits and Interviews were carried out. The results found showed that of the individuals participating in the research, 56.9% had no idea whata special coffee is. Coffee is the second most appreciated drink by respondents and the type ofcoffee most consumed is traditional, however the consumption of specialty coffees has been increasing due to discoveries related to its sensory characteristics. There is a direct relationship between the increase in income and the increase in the number of consumers of specialty coffees, it was also observed that in order to try such a product it is necessary to have an income that can afford the costs of social pleasure added to it. It was seen that, even in the face of the economic crisis, consumption increased due to the status provided, evidencing the need that individuals feel to belong to a certain group
Resumo: O consumo de café tem passado por mudanças, principalmente com relaçãoao crescente mercado consumidor, ao novo momento do consumo de cafés de maior qualidade e a abertura de cafeteriasde cafés especiais na Região metropolitana do Recife,incluindo a zona Norte, servindo como motivação para o início desta pesquisa que teve como objetivo caracterizar o consumo de cafés especiais,levantando dados sobre o conhecimento do consumidor acerca do assunto.Os procedimentos metodológicos se configuraram em um estudo exploratório, ou seja, foram feitos Análise Qualitativa, Aplicação de questionário para coleta de dados, Observação in loco para os hábitos de consumo do cafée Entrevistas.Os resultados encontrados mostraram que dos indivíduos participantes da pesquisa, 56,9% não faziam à menor ideia do que seja um café especial.O café é a segunda bebida mais apreciada pelos entrevistadoseo tipo de café mais consumido é o tradicional, noentanto o consumo de cafés especiais vem aumentando devido as descobertas relacionadas as suas características sensoriais. Existe relação direta entre o aumento de renda e elevação do número de consumidores de cafés especiais, ainda foi observado que para chegar a experimentar tal produto é necessário possuir uma renda que consiga arcar com os custos do prazer social agregado a ele.Foi vistoque, mesmo diante da crise econômica, o consumo aumentou devido ao status proporcionado, evidenciando a necessidade que os indivíduos sentem de pertencer a determinado grupo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2299
Aparece nas coleções:(CDIED) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_willianacibelleepifaniodasilva.pdf938,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.