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Título: Comida Japonesa: modismo ou adaptação. Um estudo sobre os hábitos dos consumidores em um bairro da Zona Norte do Recife
Autor: Oliveira, Lucilene Maria de
Orientador: Silva, Celiane Gomes Maia da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3760947810306402
Co-orientador : Silva, Laurileide Barbosa da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7869325906861017
Palavras-chave: Culinária japonesa;Modismos;Adaptação (Fisiologia);Consumidores - Preferência
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Lucilene Maria de. Comida Japonesa: modismo ou adaptação. Um estudo sobre os hábitos dos consumidores em um bairro da Zona Norte do Recife. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The growing number of Japanese food restaurants in the northern part of the city of Recife, the breaking of paradigms regarding the taste of this gastronomic specificity, as well as its relationship with the consumption and eating habits of diners justifies the elaboration of this work, which aims to study the fads and food adaptations present in the habits of the population, related to the consumption of Japanese food, whether they really appreciate it or whether theyare influenced by marketing and culinary fads. In order to carry out data collection, the questionnaire was used, in addition to unsystematic and non-participant personal observation, based on these analyzes and for categorizing the data, graphs and tables were elaborated that enabled the results and discussions to be made feasible. . It was noted that there is a total adaptation of taste by Japanese food consumers and that there are also other factors that are associated with this frequency in restaurants. Another fact to be highlighted is the total possibility of the presence of a Home Economics professional working in the studied markets, with broad and active training in this area of research.
Resumo: O crescente número de restaurantes de comida japonesa na zona norte da Cidade do Recife, a quebra de paradigmas quanto ao sabor dessa especificidade gastronômica, bem comosua relação com o consumo e hábitos alimentares dos comensais justifica a elaboração deste trabalho, o qual tem como objetivo estudar os modismos e as adaptaçõesalimentares presentes nos hábitos da população, relacionadosao consumo de comida japonesa, se realmente apreciam ou se estão influenciados pelo marketing e pelos modismos culinários. Para a realização dacoleta de dados utilizou-se o questionário,além da observação pessoal assistemática e não participante, a partir destas análises e para categorização dos dados, procedeu-se a elaboração de gráficos e tabelas que possibilitaram viabilizar os resultados e discussões/as. Notou-se que existe uma total adaptação do paladar por parte dos/asconsumidores de comida japonesa e que há também outros fatores que estão associados a essa frequência aos restaurantes. Outro fato a ser destacado é total possibilidade da presença do/aprofissional de Economia Doméstica atuando nos mercados estudados, com formação ampla e atuantenesta área de pesquisa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2292
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