Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Paula Andrade de-
dc.contributor.authorSilva, Lucidalva Avelino da-
dc.date.accessioned2020-04-30T19:04:30Z-
dc.date.available2020-04-30T19:04:30Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lucidalva Avelino da. A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2276-
dc.descriptionEste trabalho, ancorado nas obras e legados de poetas, cantadores e autores diversos da literatura popular, tem por objetivo expor a importância da utilização dessa modalidade de expressão, na forma de poemas populares,emsalas de aulas, como forma de promover o hábito da leitura e da escrita. Estes poemas retratam a vida, a Natureza e a realidade do campo, muitas vezes de forma cômica–o que facilita sobremaneira a assimilação e a interpretação do conteúdo.Com ênfase na Zona da Mata, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, utilizar-se-á aliteratura popular como uma ferramentade apoio que incentive a leitura, o desenvolvimento da escrita e a correta interpretação de textos. Ao mesmo tempo em que incita o aprendizado, de maneira prazerosa, auxiliana formação e na preservação de uma cultura popular única, que culmina numa linguagem secundária, muito semelhante a um dialeto, com uma riqueza extraordinária de vocábulos e adágios de fácil absorção,que traduzem a genialidade da sabedoria do cidadão comum. Outro aspecto de relevância será a identificação de termos e expressões que possam constituir e engrandecer o léxico regional, também com base na análise dasobras e respectivos autoresdescritos nesse projeto, associando-os aos correspondentes termos ou palavras da Língua Portuguesa Oficial. Destarte, a concepção do presente trabalho busca utilizar o paralelismo entre a literatura clássica e a popular(representada pela poesia que a caracteriza, com a genialidade e a criatividade da sabedoria do povo) para fixar sutilmente as regras gramaticais mais básicas.pt_BR
dc.description.abstractThis work, anchored in the works and legacies of poets, singers and authors of popular literature, aims to expose the importance of using this modality of expression, in the form of popular poems, in classrooms, as a way to promote the habit of reading and writing skills. These poems portray life, nature and the reality of the field -often in a comic way -which greatly facilitates the assimilation and interpretation of content. With emphasis on the Zona da Mata, more precisely in the city of Nazaré da Mata, popular literature will be used as a support tool that encourages reading, writing development and correct interpretation of texts. At the same time as it pleasantly encourages learning, it helps in the formation and preservation of a unique popular culture, culminating in a secondary language, very similar to a dialect, with an extraordinary wealth of readily absorbed words and adages, which translate the genius of the wisdom of ordinary people. Another relevant aspect will be the identification of terms and expressions that may constitute and enhance the regional lexicon, also based on the analysis of the works and respective authors described in this project,associating them with the corresponding terms or words of the Official Portuguese Language. Thus, the conception of the present work seeks to use the parallelism between classical and popular literature (represented by the poetry that characterizes it, with the genius and creativity of the wisdom of the people) to subtly fix the most basic grammatical rules.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPoesia popularpt_BR
dc.subjectCantadores popularespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escritapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7297428004982413pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8433369549685490pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lucidalvaavelinodasilva.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.