Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira Júnior, José Temístocles | - |
dc.contributor.author | Reis, Mônica Santos da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T19:08:45Z | - |
dc.date.available | 2020-04-29T19:08:45Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Mônica Santos da Costa. Aspectos socioculturais da variação linguística em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental II: possibilidades de abordagens da variação no ensino de língua. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2272 | - |
dc.description | O objetivo deste trabalho é fazer algumas reflexões a respeito dos pressupostos sociolinguísticos relacionados à variação linguística, abordando os aspectos culturais,geográficos e situacionais (contextuais) em produções textuais de alunos do oitavo ano do ensino fundamental a partir da relação entre oralidade e escrita, situadas em um contínuo relacionado aos usos formais e informais da língua.O trabalhoapresentará como respaldo os estudos de Marcuschi(2001), Bagno (1999), Passarelli (2012), Koch e Elias (2009), Neves (2009) e os trabalhos de Deus (2017), Gonçalves (2001)e Coelho,IzeteLehmkuhl (2010).A partir dacoleta de dados foram solicitadas produções textuais escritas dos educandos e aplicado questionário para análise e relação entre oralidade e escrita, relacionadas à variação linguística. Com isso, foram avaliadas variações na dimensão interna e externa da língua,tendo conhecimento de que retomar a prática a que se refere é resultado dos dialetos culturais que acompanham a vida das crianças enquanto educação “doméstica” e dos adultos, uma vez que são hábitos peculiares de diversificação dos sistemas de uma língua e, os alunos acabam acostumando-se com essas expressões, se distanciando das regras gramaticais próprias ao texto sugerido. Logo, a análise trouxe dados significativos em relação aos aspetos socioculturais da variação linguística com a presença de variantes na escrita dos discentes. Nossas discussões mostram queas escolas como instituições responsáveis pela formação crítica e autônoma desses estudantes precisam trabalhar em sala de aula a existência das variações linguísticas, bem como a importância do uso da norma culta em situações em que se exige a utilização da norma culta da língua. O fato é que no dia a dia nos deparamos com os dois tipos de situações e tanto a língua falada como a língua escrita são modalidades de representação da língua e precisam ser discutidas como duas práticas sociais de manifestação textual-discursiva enão de forma dicotômica,com a supremacia de apenas uma norma linguística | pt_BR |
dc.format.extent | 16 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Linguística - Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Regionalismos | pt_BR |
dc.title | Aspectos socioculturais da variação linguística em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental II: possibilidades de abordagens da variação no ensino de língua | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1585440206148381 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6415276115481076 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_mônicasantosdacostareis.pdf | 673,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.