Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.authorAssunção, Milena Adrielly Soares de-
dc.date.accessioned2020-04-29T18:56:25Z-
dc.date.available2020-04-29T18:56:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Milena Adrielly Soares de. Literatura de cordel em sala de aula: dialogando com a formação de leitores. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2271-
dc.descriptionA literatura de cordel possui características próprias que podem motivar os estudantes às práticas de leituras e letramentos literários, com vistas à formação de alunos leitores mais críticos e reflexivos. Reconhecendo a importância da literatura decordel no processo de formação de leitores na educação básica, o principal objetivo deste trabalho é estudar o gênero cordel, tendo em vista aplicações didáticas em sala de aula para a formação de leitores críticos no ensino fundamental.Como objetivos específicos, elencamos: 1) planejar atividades e sequências didáticas com uso de cordel em sala de aula para motivar a formação de leitores no ensino fundamental; 2) aplicar sequência didática para explorar o gênero cordel, com foco na formação de leitores críticos de literatura popular. Por meio de linguagem coloquial, com características da poética popular, a literatura de cordel pode se transformar em recurso importante para apoiar a formação de leitores críticos dentre e fora dos muros escolares. Como aporte teórico, o presente estudo fundamentou-se nas abordagens de diversos autores, tais como: Cosson (2006); Soares (2004);Pinheiro (2018),os quais contribuem para ampliar as reflexões sobre letramento literário, escolarização da literatura e o trabalho com o cordel em sala de aula. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa ação com abordagem qualitativa, considerando a participação de estudantes do 8º ano ensino fundamental de uma escola pública. Aplicamos a metodologia de leitura literária de Cosson (2006),com foco na organização de sequência didática para a inserção da literatura em sala de aula. Os resultados apontam para a motivação dos estudantes a partir das experiências vivenciadas com o cordel em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.titleLiteratura de cordel em sala de aula: dialogando com a formação de leitorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_milenaadriellysoaresdeassuncao.pdf665,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.