Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Cabral, Keytty Gerciane Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T18:20:28Z | - |
dc.date.available | 2020-04-29T18:20:28Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Keytty Gerciane Barbosa. Oficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2267 | - |
dc.description | O presente trabalho apresenta a relevância do ensino de Libras para alunos ouvintes de escolas regularesditasinclusivas. Resultanteemum relato de experiência no curso degraduação em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A propostafoi ofereceruma oficina em Libras destinada aalunosouvintes de uma determinada comunidade escolar, onde alguns alunos já usufruemda educação em libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) dá-sepela comunicação exercida pelos surdos no Brasil, a língua de sinais iniciou-secomHuert no ano de 1857,passou por várias mudanças ereconhecida no ano de 2002. A libras envolvetoda uma expressividade facial e corporal, além do manuseio das mãos.A educação inclusiva é o tão importante como qualquer outro fator preponderante presente nas instituições, ela tem que atender as necessidades dos discentes e abranger toda acomunidade escolar,com o intuitode facilitar o convívio comunicativo entre os indivíduos. O relato temporobjetivo geral: oferecer uma oficina de Libras para os alunos ouvintes a fim de desenvolver seu letramento em libras. E como específicos: promover maior nível de interação entre alunos surdos e ouvintes através da oficina de libras, aplicada para alunos ouvintes; amenizar as dificuldades e obstáculos causados pela falta de comunicação; e promover e estimular a curiosidade de aprender mais sobre aLibras. Para o desenvolvimento deste trabalhoforam selecionados livros e artigos acadêmicos sobre a história da educação de surdos, educação inclusiva, a importância da Libras para o desenvolvimento do aluno surdo e a utilização de oficinas como estratégia de ensino.A participação dos alunos durante a oficina foi gratificante. A reflexão teórica apoia-se em algunsautores, como: Souza (2016), Silva (2017) e Soares, (1999). | pt_BR |
dc.format.extent | 9 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Oficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5188224144957859 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7346857570909084 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_keyttygercianebarbosacabral.pdf | 447,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.