Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Izabel Cristina Barbosa de-
dc.contributor.authorCabral, Keytty Gerciane Barbosa-
dc.date.accessioned2020-04-29T18:20:28Z-
dc.date.available2020-04-29T18:20:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCABRAL, Keytty Gerciane Barbosa. Oficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2267-
dc.descriptionO presente trabalho apresenta a relevância do ensino de Libras para alunos ouvintes de escolas regularesditasinclusivas. Resultanteemum relato de experiência no curso degraduação em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A propostafoi ofereceruma oficina em Libras destinada aalunosouvintes de uma determinada comunidade escolar, onde alguns alunos já usufruemda educação em libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) dá-sepela comunicação exercida pelos surdos no Brasil, a língua de sinais iniciou-secomHuert no ano de 1857,passou por várias mudanças ereconhecida no ano de 2002. A libras envolvetoda uma expressividade facial e corporal, além do manuseio das mãos.A educação inclusiva é o tão importante como qualquer outro fator preponderante presente nas instituições, ela tem que atender as necessidades dos discentes e abranger toda acomunidade escolar,com o intuitode facilitar o convívio comunicativo entre os indivíduos. O relato temporobjetivo geral: oferecer uma oficina de Libras para os alunos ouvintes a fim de desenvolver seu letramento em libras. E como específicos: promover maior nível de interação entre alunos surdos e ouvintes através da oficina de libras, aplicada para alunos ouvintes; amenizar as dificuldades e obstáculos causados pela falta de comunicação; e promover e estimular a curiosidade de aprender mais sobre aLibras. Para o desenvolvimento deste trabalhoforam selecionados livros e artigos acadêmicos sobre a história da educação de surdos, educação inclusiva, a importância da Libras para o desenvolvimento do aluno surdo e a utilização de oficinas como estratégia de ensino.A participação dos alunos durante a oficina foi gratificante. A reflexão teórica apoia-se em algunsautores, como: Souza (2016), Silva (2017) e Soares, (1999).pt_BR
dc.format.extent9 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleOficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5188224144957859pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7346857570909084pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_keyttygercianebarbosacabral.pdf447,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.