Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.authorNascimento, Emmanuelle Braz do-
dc.date.accessioned2020-04-28T19:50:51Z-
dc.date.available2020-04-28T19:50:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Emmanuelle Braz do. Ensino de literatura em tempos de mídias digitais: análise das percepções dos docentes. 2018. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2256-
dc.descriptionOobjetivo deste trabalho é dialogar com a percepção dos docentes sobre o ensino de literatura em tempos de mídias digitais observando as concepções e práticas pedagógicas. O estudo é orientado através das concepções de professores de literatura do nível médio sobre ensino de literatura, leitura literária e letramentos literários, mapeando as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas no ensino de literatura no contexto do ensino médio, avaliando a percepção dos professores sobre práticas escolarizadas de letramento literário dos estudantes e práticas de letramentos literários mediadas pelas tecnologias digitaise investigando as relações dos professores com a leitura literária e a literatura na cultura digital.O estudo insere-se numa abordagem qualitativa de pesquisacom professores que lecionam Literatura para turmas do Ensino Médioda Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Os resultados revelaram que os docentes, ainda imigrantes digitais, necessitam repensar as práticas pedagógicas para o ensino de literatura, a fim desenvolverem metodologias de ensino articuladas a recursos das mídias digitais. Em síntese, os docentes precisam ampliar ainda mais suas práticas de letramento literário digital para formar estudantes críticos e reflexivos para o estudo da literatura, com base em abordagens ancoradas no dinamismo da cibercultura que inaugura “novas” interações entre autores/textos/leitores de obras literárias.pt_BR
dc.format.extent13 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia e juventudept_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titleEnsino de literatura em tempos de mídias digitais: análise das percepções dos docentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5841743166570218pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_emmanuellebrazdonascimento.pdf414,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.