Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/223
Título: Identificação do agente etiológico de sarna em uma criação de coelhos no Município de Carpina-PE e verificação da eficiência de dois tratamentos
Autor: Ferreira, Maria Elvania
Pereira, Ivone Holanda de Oliveira
Saukas, Tomoe Noda
Palavras-chave: Coelho Doenças;Coelho Criação
Data do documento: 1984
Citação: FERREIRA, Maria Elvania; PEREIRA, Ivone Holanda de Oliveira; SAUKAS, Tomoe Noda. Identificação do agente etiológico de sarna em uma criação de coelhos no Município de Carpina-PE e verificação da eficiência de dois tratamentos. Cadernos Ômega. Série Veterinária, Recife, v.1, n.1, p. 53-57, 1984.
Abstract: Realizou-se a identificação' de ácaros em uma criação de coelhos localizado no município de Carpina-PE e verificou-se a eficácia de dois tratamentos para a sarna identificada. Na criação, 56% dos animais apresentaram se infestados por Psoroptes equi ver. cuniculli, tendo sido divididos em dois grupos para tratamento. Três aplicações tópicas, com intervalos semanais, de 0-0 dimetil 2,2 diclorovinil-fosfato e isômero gama de hexacloreto de benzeno determinou a cura de 96,4% dos animais que compunham o primeiro grupo e a aspersão local com hexa-cloro-ciclo-benzeno. em três aplicações com intervalos semanais, promoveu o desaparecimento da doença em 80,4% dos animais do segundo grupo. Conclui-se que o primeiro tratamento possuiu maior eficácia no tratamento da sarna psorótica de coelhos, embora o segundo tratamento também apresente boa atuação, tendo a vantagem de exigir menor manuseio dos animais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/223
Aparece nas coleções:v. 1, n. 1, 1984 (Série Veterinária)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v1_n1_1984_vet_08.pdf187,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.