Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2225
Title: Contribuições de intervenção artístico-pedagógico voltada para o reaproveitamento de materiais
Authors: Leite, Leila Silva
metadata.dc.contributor.authorLattes: Não localizado
metadata.dc.contributor.advisor: Lira, Rafael Pereira de
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4601784121439123
Keywords: Arte na educação;Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.);Meio ambiente (Arte)
Issue Date: 2018
Citation: LEITE, Leila Silva. Contribuições de intervenção artístico-pedagógico voltada para o reaproveitamento de materiais. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The accumulation of solid waste has been one of the environmental problems of the planet and the reuse of materials in the teaching of the arts comes as a solution to this problem. From the Industrial Revolution, with the use of machines and the production of products and packages in series, increased the accumulation of garbage, allied to programmed obsolescence and exaggerated consumerism, instigated by the system through the media. Art appears in this context as a source of awareness and development of more critical and ethical attitudes in its viewers about environmental problems. Therefore, a study was carried out at a public school of the Bahia state network in the city of Planalto, with students participating in the arts workshops of the Innovative High School Program (PROEMI), in order to show how reuse of materials in arts classes, contribute to awareness, and present solutions for students and the community, effectively tackling the problem with local waste.
Description: O acúmulo de resíduos sólidos tem sido um dos problemas ambientais do planeta e o reaproveitamento de materiais no ensino das artes vem comosolução para essa problemática. A partir da Revolução Industrial, com o uso de máquinas e produção em série de produtos e embalagens, aumentou o acúmulo dolixo, aliado a obsolescência programadae ao consumismo exagerado,instigado pelo sistema através da mídia. A arte aparece neste contexto,como fonte de sensibilizaçãoe desenvolvimento de atitudes mais críticas e ética sem seus espectadores a respeito dos problemas ambientais. Por isso, foi realizada uma pesquisaem uma escola pública da rede estadual da Bahia, na cidade de Planalto, com alunos participantes das oficinas de artes do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI),com oobjetivo de mostrar como o reuso de materiais,nas aulas de artes,contribuem para a conscientização e apresentam soluções para os alunos e para a comunidade, combatendo na prática o problema no lixo local.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2225
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_leilasilvaleite.pdf534,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.