Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2220
Title: Ensinando com tecnologia: uma possibilidade no ensino da Arte
Authors: Rodrigues, André Martinez
metadata.dc.contributor.authorLattes: Não localizado
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Felipe de Brito
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Keywords: Arte na educação;Ensino;Tecnologia e as artes
Issue Date: 2018
Citation: Ensinando com tecnologia: uma possibilidade no ensino da Arte. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The aim of this study is to analyze contributions of education technologies to the teaching of Arts. Therefore, it’s suggested a reflection about the pedagogical potential of technological resources for the teaching of Arts and a evaluation of learning scenarios designed based on the integration of these resources. The theoretical framework comprehends the teaching of Arts in schools, considering its goals, contributions and approaches adopted as well as digital technologies applied to the teaching practice. Methodological procedures include the implementation of a pedagogical intervention characterized by the use of technological tools with a group high school students at a school located in the countryside of the state of Bahia. Data obtained point to technological tools’ contributions to teaching practice and reveal different teacher perspectives about the use o ICT in Art lessons.
Description: Esta pesquisa tem como objetivo analisar contribuições das tecnologias educacionais para o ensino de conteúdos curriculares da disciplina de Arte. Para isto, propõe-se refletir acerca do potencial pedagógico de recursos tecnológicos para o ensino de Arte eavaliar situações de aprendizagem propostas a partir da integração de recursos tecnológicos. O referencial teórico da pesquisa aborda o ensino de Arte nas escolas, considerando seus objetivos, contribuições e abordagens adotadas, assim como tecnologias digitais aplicadas à prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos incluem a implementação de uma intervenção pedagógica caracterizada pelo uso de ferramentas tecnológicas junto a uma turma de ensino médio de uma escola no interior do estado da Bahia. Os dados obtidos indicam contribuições das ferramentas tecnológicas para a prática pedagógica e permitem constatar diferentes posicionamentos docentes acerca do uso das TICs nas aulas de artes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2220
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_andrémartinezrodrigues.pdf729,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.