Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2212
Title: A arte com a natureza: experimentos de pigmentos naturais na educação do campo em alternância
Authors: Lima, Adriene Viana
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/6075580495835098
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Marluce Vasconcelos de
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
Keywords: Arte na educação;Pigmentos;Pedagogia da Alternância
Issue Date: 2018
Citation: LIMA, Adriene Viana. A arte com a natureza: experimentos de pigmentos naturais na educação do campo em alternância. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Artes Visuais Digitais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The present work aims to produce paints from the nature / field and use them in art classes. What led me to research on this subject was the desire to know more and more the field and the possibilities of transforming the natural materials into artistic, sustainable ones for the art classes, as well as to promote the artistic development of the students. The experiment was carried out with the students of the Agroecology course PROEJA (National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education, in Youth and Adult Mode), which works in Alternance, in a rural school, in the municipality of Arataca-BA. For the development of such a study was contributed by the teaching of art in the context of Field Education and Alternation Pedagogy,proposing artistic practices from materials collected from nature. In the result of this research, I could observe that the students developed artistic activities, different from those that already had custom of doing. The experience of producing paints with students was well accepted by all, offering new learning in Art in dialogue with the pedagogy of Alternation.
Description: O presente trabalho tem como propósito produzir tintas a partir da natureza/campo e utilizá-las nas aulas de arte.O que me levou a pesquisar sobre tal tema foi o anseio de conhecer cada vez mais o campo e as possibilidades de transformar os materiais naturais em artísticos, sustentáveis, para as aulas de arte, bem como promover o desenvolvimento artístico dos estudantes. A experiência foi realizada com os estudantes do curso de Agroecologia PROEJA(Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos), que funciona em Alternância, em uma escola do campo, nomunicípio de Arataca-BA.Para o desenvolvimento de tal estudo contou-se com a aporte do ensino da arte no contexto da Educação do Campo e Pedagogia da Alternância,propondo práticas artísticas a partir de materiais coletados da natureza.No resultado desta pesquisa, pude observar que os estudantes desenvolveram atividades artísticas, diferentes das que já tinham costume de fazer. A experiência realizada de produção de tintas junto aos estudantes foi bem aceita por todos, oportunizando novas aprendizagens em Arte em diálogo com a pedagogia da Alternância.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2212
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_adrienevianalima.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.