Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2200
Título: Programa Mais Médicos: um estudo de caso nos municípios de Carpina-PE
Autor: Souza, Thamyrys Emmanuelly dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7289170665244423
Orientador: Lins, Rafaela Rodrigues
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
Palavras-chave: Administração pública;Saúde pública - Administração;Saúde pública - Cooperação internacional;Saúde pública - Avaliação
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Thamyrys Emmanuelly dos Santos. Programa Mais Médicos: um estudo de caso nos municípios de Carpina-PE. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A atenção à saúde e os princípios do SUSforam construídos ao longo da história, superando os antigos modelos médicos assistenciais vigentes no Brasil. Por ser considerada uma área que refletea desigualdade social, a saúde é marcada pela disparidade na distribuição de profissionais e recursos, e, por este motivo algumas áreas do território brasileiro não recebem o atendimento preconizado na Constituição Federal. Visando superar este problema a Lei nº 12.871/13 instituiu o Programa Mais Médicos. Este estudo buscou analisar o PMMe o impacto causado da saída dos médicos cubanos no município de Carpina –PE. A metodologia adotadafoi um estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa constituído por entrevistas semiestruturadas realizadas comusuários de uma Unidade Básica de Saúdedo município. Após a análise das entrevistas pode-se concluir que os usuários possuíam uma percepção positiva em relação à atuação dos médicos cubanos no Programa Mais Médicos. Também houve o entendimento de que a saída doscubanos do PMM teve um impacto negativo no município de Carpina. Mesmo assim, notou-se que o PMM éuma importante estratégia para superar o déficit de médicos no SUS tendo um papel fundamental na ampliação do acesso à saúde e no fortalecimento da atenção primária no país.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2200
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_thamyrysemmanuellydossantossouza.pdf560,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.