Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2198
Título: Bullying no Ambiente Escolar: Estudo numa escola municipal de João Pessoa – Paraíba (Brasil)
Autor: Albuquerque, Naisa Barbosa de
Orientador: Oliveira, Elias Ricardo de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3335783352090595
Palavras-chave: Escola;Violência na escola;Violência na escola - Prevenção
Data do documento: 2019
Citação: ALBUQUERQUE, Naisa Barbosa de. Bullying no Ambiente Escolar: Estudo numa escola municipal de João Pessoa –Paraíba (Brasil) 2019. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Este artigo aborda o tema bullying escolar a partir de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em João Pessoa, Paraíba. Assim, o objeto de estudo, ou seja, o público alvo da pesquisa, foi de alunos do Ensino Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano, de ambos os sexos, dos turnos manhã e tarde, com alunos presentes na sala de aula no momento da coleta de dados. Quanto ao instrumento, utilizou-se um questionário constituído de 14 perguntas objetivas de múltipla escolha, que abordaram as situações das possíveis ocorrências de bullying no ambiente escolar. Diante do exposto no decorrer deste trabalho, pôde-se evidenciar que o bullying é um problema encontrado na escola estudada a partir de vários tipos de violências sofridas pelos alunos, sendo a violência verbal a de maior frequência. De acordo com as respostas dos professores e dos alunos, percebeu-se que a escola não tem cumprido as ações previstas na lei municipal de João Pessoa para combater o bullying. Desse modo, a escola parece não estar promovendo ações que informem, conscientizem, previnam e erradiquem o referido problema no ambiente escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2198
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_naisabarbosadealbuquerquesilva.pdf535,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.