Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2194
Título: Aplicação da lei de responsabilidade fiscal na gestão municipal: um estudo de caso no município de Moreno-PE
Autor: Oliveira, Luan Dayvson Santos de
Orientador: Ceolin, Alessandra Carla
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
Palavras-chave: Responsabilidade fiscal;Legislação;Administração pública
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Luan Dayvson Santos de. Aplicação da lei de responsabilidade fiscal na gestão municipal: um estudo de caso no município de Moreno-PE. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Este estudo trata da percepção de um gestor municipal (controlador) sobre a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF) no município de Moreno-PE. Na revisão da literatura abordou-se a importância, a estratificação e as principais alterações realizadas na LRF. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, sendo usada a análise de discurso para avaliar os resultados. Os principais resultados mostram que, na percepção do gestor sobre a aplicação da LRF no município, são diversos os benefícios da aplicação da Lei, podendo-se citar o controle da dívida e do endividamento, além do melhor uso da máquina pública. Também foi possível captar as impressões do gestor quanto às dificuldades existentes na aplicação da Lei, sendo essas apontadas como desafios. Na percepção do gestor, há uma concordância na maioria dos requisitos exigidos pela Lei, sendo apontados dois principais pontos de melhoria quanto à aplicação da LRF: o respeito ao limite de gastos com pessoal e a transparência da gestão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2194
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_luandayvsonsantosdeoliveira.pdf202,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.