Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2192
Título: Licitação em municípios: um estudo acerca da percepção do cidadão no município de Camaragibe-PE
Autor: Santos, João Paulo Gonçalves Teobaldo dos
Orientador: Lins, Rafaela Rodrigues
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
Palavras-chave: Administração pública;Licitação pública;Camaragibe (PE);Pesquisa
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, João Paulo Gonçalves Teobaldo dos. Licitação em municípios: um estudo acerca da percepção do cidadão no município de Camaragibe-PE. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar os tipos de licitações executadas no munícipio de Camaragibe-PE e percepção dos munícipes sobre esse assunto. Licitações públicas podem ser definidas como uma espécie de procedimento administrativo, fundamentado nos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, entre outros. A finalidade desse trabalho é possibilitar ao leitor a necessidade de entender o conceito e o interesse dos munícipes referente às licitações no município de Camaragibe-PE, tendo em vista que a licitação é considerada uma ferramenta de controle dos recursos públicos, evitando corrupção, gastos indevidos do erário público e aos munícipesproporcionar o conhecimento de que as verbas públicas serãoalocadaspara propor interesse comum.A pesquisa foi desenvolvida em Camaragibe, onde para que fosse possível atingiros objetivos foi aplicado um questionário a população com perguntas fechadas a fim de apurarqual o nível deconhecimento sobre licitações possui os entrevistados.Por fim, esse trabalho acadêmico ofereceu uma visão de que como a população deseja conhecer as aplicações dos recursos públicos, observando-se as leis e verificar se foram cumpridas, com o propósito de combater mau uso dos recursos públicos ou fraudes nas licitações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2192
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_joãopaulogonçalvesteobaldodossantos.pdf744,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.