Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2188
Título: Avaliação do índice de parentesco entre proles de irmãos de Pacamã (Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1876) Mantidos Nas Estações De Piscicultura Ao Longo Do Rio São Francisco
Autor: Silva, Bruno Cezar Nascimento Ramos da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5741204185454039
Orientador: Coimbra, Maria Raquel Moura
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7669497233462075
Palavras-chave: Bagre (Peixe);Filogenia;São Francisco, Rio;Peixes - Distribuição geográfica
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: SILVA, Bruno Cezar Nascimento Ramos da. Avaliação do índice de parentesco entre proles de irmãos de Pacamã (Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1876) Mantidos Nas Estações De Piscicultura Ao Longo Do Rio São Francisco. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O pacamã (Lophiosilurus alexandri) é um bagre endêmico da bacia do rio São Francisco, atualmente classificado pelo ICMBio como uma das espécies ameaçadas de extinção. Seis programas de repovoamento dessa espécie são conduzidos ao longo de toda a extensão do rio. Para que tais programas sejam de fato efetivos, é preciso que haja o devido acompanhamento genético dos reprodutores, de modo que a diversidade genética das populações não seja afetada. Dentre os estudos que complementam as ações de repovoamento está a identificação do melhor índice de relação de parentesco para que se priorizem cruzamentos entre indivíduos não aparentados. O presente trabalho objetivou avaliar qual o índice que melhor representa as relações entre indivíduos selvagens sem grau de parentesco e das Estações de Piscicultura da Codevasf em Bebedouro (PE), de Itiúba (SE) e de Três Marias (MG) com grau de parentesco conhecido (famílias de irmãos completos compartilhando 50% da genética dos seus parentais) com o uso de marcadores microssatélites. Os índices de Wang (RW) e Lynch & Li (RLL) foram os que mostraram valores mais próximos aos esperados. Entre indivíduos selvagens de duas localidades (alto e submédio São Francisco), valores negativos, mas muito próximos a zero foram encontrados. A partir das combinações par a par das famílias de cativeiro, foi possível determinar que passe a existir alguma relação de parentesco entre pares de indivíduos com valores maiores ou iguais a 0,12 para RW e 0,03 para RLL.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2188
Aparece nas coleções:(CDIEP) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_brunocezarnascimentoramosdasilva.pdf687,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.