Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2186
Título: Perfil hematológico de Oreochromis niloticus cultivados em sistema de bioflocos e submetidos a diferentes densidades de estocagem
Autor: Silva Júnior, Álvaro Cirino da
Orientador: Silva, Suzianny Maria Bezerra Cabral da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8569566022920336
Palavras-chave: Peixes - Criação;Tilápia (Peixe);Hematologia veterinária
Data do documento: 4-Dez-2019
Citação: SILVA JÚNIOR, Álvaro Cirino da. Perfil hematológico de Oreochromis niloticus cultivados em sistema de bioflocos e submetidos a diferentes densidades de estocagem. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência da densidade e a de estocagem no perfil hematológico de O. niloticus cultivados em sistema de bioflocos. Foram testados três tratamentos durante 31 dias, com três repetições cada, totalizando nove unidades experimentais. Para o experimento, médio de 29,93±4,20g e, os tratamentos avaliados foram: Bioflocos com densidade de estocagem de 150 peixes m-3 (BFT150), 200 peixes m-3 (BFT200) e 250 peixes m-3 (BFT250), todos à salinidade 10 g.L-1. O oxigênio dissolvido, temperatura e pH foram aferidos diariamente (duas vezes ao dia), enquanto que, semanalmente, foram mensurados sólidos sedimentáveis, alcalinidade e compostos nitrogenados (amônia total e nitrito). Para análise hematológica foram coletadas amostras de sangue dos animais de cada unidade experimental através de punção em veia caudal com seringa tratada com EDTA a 10%. Antes de cada coleta, os animais foram insensibilizados através da administração de eugenol. As variáveis hematológicas analisadas foram: (1) contagem média de eritrócitos, (2) percentual de hematócrito, (3) volume corpuscular médio (VCM) e (4) contagem de leucócitos (total e diferencial). Os resultados obtidos para qualidade de água mostraram que apenas o pH diferiu estatisticamente entre os tratamentos (P≤0,05), embora todas as variáveis estivessem dentro da faixa adequada para O. niloticus. Quanto ao desempenho zootécnico, os tratamentos que obtiveram os maiores pesos finais foram o BFT150 e o BFT200 (P≤0,05), enquanto o ganho de peso (GP), ganho de peso diário (GPD), taxa de crescimento específico (TCE), biomassa final e sobrevivência foram similares entre os tratamentos (P>0,05). Para as variáveis hematológicas, as maiores contagens de eritrócitos foram observadas no tratamento BFT150 (P≤0,05), não sendo observada diferença significativa entre os tratamentos para o percentual de hematócrito e o VCM (P>0,05). Os percentuais dos leucócitos obtidos não mostraram diferenças significativas entre os tratamentos (P>0,05), o porcentual de linfócitos, monócitos e basófilos estiveram dentro dos parâmetros de referência, enquanto os monócitos se mostraram fora dos parâmetros. Conclui-se que há influência da densidade de estocagem no perfil hematológico de O. niloticus cultivados em sistema de bioflocos, com maiores valores médios de eritrócitos determinados no tratamento de menor densidade (BFT150).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2186
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_alvarocirinodasilvajunior.pdf554,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.