Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2160
Título: | Inclusão Escolar da Pessoa com deficiência: sua evolução e análise |
Autor: | Simplício, Abimael de Almeida |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2916373695083303 |
Orientador: | Ceolin, Alessandra Carla |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7810633996702948 |
Palavras-chave: | Educação - Aspectos sociais;Educação especial;Educação inclusiva;Pessoas com deficiência |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SIMPLÍCIO, Abimael de Almeida. Inclusão Escolar da Pessoa com deficiência: sua evolução e análise. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como principal foco apresentarcomoa inclusão de pessoas com deficiência evoluiu nas escolas e o que ainda pode melhorar, compreendendo como foi construída ao passar do tempo e como se conseguiu ampliar à visão acerca da inclusão. O comprometimento com o papel de incluir e difundir o conhecimento já acontece de alguns anos atrás, e tudo que se observa na atualidade é o resultado de um trabalho de evolução que viabiliza a efetivação de uma sociedade mais harmônica em suas diversas diferenças.Mesmo com tantos estudos e avanços sobre esse tema, considera-se que a ideia de uma sociedade inclusiva ainda se encontra inacabada, com tal afirmação, a defesa desse trabalho tende a demonstrar a contínua evolução de uma sociedade inclusiva, e que ainda existe uma jornada bem extensa para ser traçada, sempre com grandes desafios e vivências inesperadas.A princípio, a complexidade do tema deixa entrever que o caminho é difícil, dada as complexidades que o envolvem como preconceitos, desconhecimento e polêmicas sobre as deficiências. A inclusão escolar causa medo, repulsa, incertezas e inseguranças, sobretudo em recém-licenciados, que não possuem experiência e nenhuma formação a respeito da escola inclusiva, mas por outro lado, ao passar do tempo nota-se uma extrema identificação entre professores e alunoscom necessidades especiais. No âmbito escolar, muitas dificuldades são encontradas, preconceito, e principalmente a ausência de informação acerca deste tema faz com que pessoas se limitem a entender o real comprometimento com a inclusão. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2160 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_abimaeldealmeidasimplício.pdf | 177,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.