Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2144
Título: Linfoma extranodal primário em sistema nervoso central de canino: relato de caso
Autor: Ferreira, Ana Paula dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9678110000196424
Orientador: Sá, Edna Michelly de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706618430575429
Palavras-chave: Oncologia veterinária;Histopatologia veterinaria;Autópsia veterinária
Data do documento: 29-Jan-2019
Citação: FERREIRA, Ana Paula dos Santos. Linfoma extranodal primário em sistema nervoso central de canino: relato de caso. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O linfoma ou linfossarcoma, uma das neoplasias mais comuns em caninos, representa um grupo variado de neoplasias que têm em comum a sua origem nos linfócitos, consequência da alteração e proliferação maligna dos órgãos linfoides sólidos. De etiologia multifatorial, e há predisposição racial, porém, qualquer animal desenvolver a enfermidade. A sintomatologia do linfossarcoma depende diretamente de sua classificação anatômica. Seu diagnóstico é realizado através da citologia e histopatologia. Técnicas avançadas como a imunohistoquímica e o PCR podem ser realizados para a classificação imunofenotípica, e o tratamento adotado é o quimioterápico. Este trabalho tem como objetivo relatar a necropsia de um canino, Labrador, de 8 anos, que apresentava manifestações clinicas neurológicas agudas que incluíam convulsão, deambulação anormal e hiperestasia. Em exame histopatológico do encéfalo notou-se proliferação neoplásica maligna de células redondas condizentes com o diagnóstico de linfoma extranodal primário em sistema nervoso central. Desta forma, o relato de caso visa abordar o quadro clínico da doença, e os diagnósticos macroscópicos e microscópicos obtido a partir de descrição dos padrões das lesões encontrados durante a necropsia, e de lâminas histológicas concernentes ao relato do caso descrito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2144
Aparece nas coleções:(CDIMV) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_anapauladossantosferreira.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.