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Título: Análise funcional e econômica da obra de requalificação da rua Iati – Jaboatão Guararapes com o uso dos parâmetros topográficos e do índice de suporte Califórnia
Autor: Brito, André William Barbosa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1589879584642925
Orientador: Francelino, Martônio José Marques
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5457079260891955
Palavras-chave: Rodovias - Projetos e construção;Planejamento urbano – Projeto viário;AutoCAD Civil 3D
Data do documento: 5-Dez-2019
Citação: BRITO, André William Barbosa. Análise funcional e econômica da obra de requalificação da rua Iati – Jaboatão Guararapes com o uso dos parâmetros topográficos e do índice de suporte Califórnia. 2019. 96 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
Abstract: Brazil is a country in the world where its road network predominates over other modes. However, the low quality of existing infrastructures in the country is clear. One example is the large urban centers where they are increasingly suffering from flooding, poor street and avenue conditions and scarcity of resources to implement new infrastructure. In addition, in several works the use of practical knowledge not linked to the existing technicians is observed, which leads to reduce the durability of new constructions. In this context, this research aims to compare the functional and economic performance in the requalification of Rua Iati, located in Cajueiro Seco in Jaboatão dos Guararapes, carried out by the municipal administration of the city, with some project scenarios of that same street with various solutions that adopt topographic parameters and routine soil tests in road works. To develop this study, Iati Street georeferencing, soil testing based on the main ABNT and DNIT standards, plani-altimetric topographic survey, street design in software Autodesk Civil 3D, project budgets and street measurements performed were performed. based on the actual unit costs of the companies responsible for performing these urban infrastructure services in the city of Jaboatão. It is demonstrated that there is a high use of financial resources, lack of technical parameters used and a lack of visibility in the quality of services performed, which leads to a reflection on how to use economic resources and ensure durability in newly refurbished streets of the Brazilian cities.
Resumo: O Brasil é um país no mundo onde a sua malha rodoviária predomina diante dos outros modos. Entretanto, é nítida a baixa qualidade das infraestruturas existentes no país. Um exemplo são os grandes centros urbanos em que sofrem cada vez mais com alagamentos, condições precárias de ruas e avenidas e escassez de recursos para implementação de novas infraestruturas. Além disso, em várias obras são observadas o emprego de conhecimentos práticos não atrelados aos técnicos preexistentes, o que leva a reduzir a durabilidade de novas construções. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal comparar o desempenho funcional e econômico na requalificação da Rua Iati, situada em Cajueiro Seco em Jaboatão dos Guararapes, realizada pela administração pública municipal da cidade, com alguns cenários de projetos dessa mesma rua com várias soluções que adotam parâmetros topográficos e ensaios rotineiros de solos em obras rodoviárias. Para o desenvolvimento desse estudo, foram feitos o georreferenciamento da Rua Iati, ensaios de solos baseados nas principais normas ABNT e DNIT, levantamento topográfico planialtimétrico, projeto da rua no software Autodesk Civil 3D, orçamentos de projetos e medições da rua executada, tomando como base os custos unitários reais das empresas responsáveis por executar esses serviços de infraestrutura urbana na cidade de Jaboatão. É demonstrado que há um alto emprego de recursos financeiros, ausência de parâmetros técnicos utilizados e uma falta de visibilidade na qualidade dos serviços executados, o que leva a uma reflexão sobre como deve-se utilizar os recursos econômicos e garantir a durabilidade nas ruas recém requalificadas das cidades brasileiras
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2117
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