Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2111
Título: Uso da acupuntura e fisioterapia em sequelas de cinomose: relato de caso
Autor: Soares, Sabrina Raquel da Silva
Orientador: Lorena, Sílvia Elaine Rodolfo de Sá
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8659871145469177
Co-orientador : Silva, José Wagner Amador da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7581384686960520
Palavras-chave: Cão - Doenças;Cinomose;Acupuntura veterinária
Data do documento: 2019
Citação: SOARES, Sabrina Raquel da Silva. Uso da acupuntura e fisioterapia em sequelas de cinomose: relato de caso. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A cinomose canina é uma doença infecciosa altamente contagiosa e letal, seu agente causador é um vírus de RNA, do gênero Morbillivirus, que infecta o sistema imunológico, os epitélios e o sistema nervoso central do animal. Essa enfermidade apresenta altos índices de mortalidade em todo o mundo, considerando sua frequência e ocorrência nas mais diferentes regiões do planeta. Faz-se necessário ressaltar que essa doença desenvolve, no animal infectado, sintomas como diarreia, pneumonia, hiperqueratose de coxins e plano nasal, e alterações neurológicas. Ocorre que inexiste uma forma de tratamento específico e efetivo para a cinomose, sendo vários os meios para tentativa de cura utilizados. Importante mencionar que diante da gravidade dessa doença, e das sequelas neurológicas deixadas pela doença, o animal perde a qualidade de vida, sendo na maioria dos casos, eutanásiados. No entanto, as formas de terapias complementares vêm ganhando cada vez mais espaço no tratamento das sequelas da cinomose, apresentando bons resultados. A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, atualmente utilizada principalmente no tratamento de distúrbios neuromusculares, tendo em vista a sua eficácia. Diante disso, este trabalho teve por objetivo relatar o uso da acupuntura no tratamento das sequelas da cinomose em um canino macho. O paciente foi diagnosticado com cinomose canina no Hospital Veterinário UAG/UFRPE, e foi instituído o tratamento de suporte, sendo composto por Apevitim BC®, vitamina A, vitamina E, ribavirina e o soro cino-globulim®. No entanto, o quadro clínico do animal se agravou nas duas primeiras semanas de tratamento, intensificando-se os sinais clínicos neurológicos, até o estado de paresia dos quatros membros. Ao final do tratamento, apesar de o animal demonstrar uma melhora clínica, apresentou sequelas motoras graves, sendo utilizado o tratamento com acupuntura e fisioterapia. Nesse processo, foi verificado uma melhora gradativa do animal, apresentando ao final do tratamento deambulação normal. Observou-se, assim, a importância e eficiência da utilização dos meios complementares no tratamento das sequelas de cinomose.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2111
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_sabrinaraqueldasilvasoares.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.