Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2110
Título: Ocorrência de mastocitoma bem diferenciado e carcinoma tireoidiano subtipo folicular-compacto em cão: relato de caso
Autor: Silva, Poliana Nunes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1854494859366132
Orientador: Baptista Filho, Luiz Carlos Fontes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2627279097684607
Palavras-chave: Tumores;Metástase;Cão - Doenças
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Poliana Nunes da. Ocorrência de mastocitoma bem diferenciado e carcinoma tireoidiano subtipo folicular-compacto em cão: relato de caso. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Os mastócitos são células responsáveis pela defesa do organismo frente a vários patógenos invasores, relacionadas principalmente a processos alérgicos que envolvam reações de hipersensibilidade. Uma das mais importantes enfermidades descritas envolvendo essas células é o mastocitoma, que é uma das principais neoplasias que acometem os cães e é caracterizada pelo aumento desordenado de mastócitos localmente. Apresentando-se clinicamente de maneiras variáveis, tanto morfologicamente como em prognóstico, podendo mimetizar macroscopicamente qualquer processo cutâneo, maligno ou benigno. Acomete comumente animais SRD e da raça Boxer, e ainda há descrição de diversas outras raças como Pitbull, Golden Retriever, Labrador Retriever, Boston Terrier, Cocker Spaniel, Schnauzer e Sharpei. Pode atingir todas as idades porém animais mais idosos compõe a maioria dos casos. É diagnosticado através de exames citológicos, histopatológicos e imuno-histoquímicos, e com isso se obtém seu prognóstico que pode ser reservado a ruim e o tratamento, que consiste em remoção tumoral por meio cirúrgico, terapia antineoplásica por quimioterapia, radioterapia ou uma associação desses, além de eletroquimioterapia. Já as neoplasias de glândula tireoide, são consideradas incomuns na rotina veterinária, correspondendo a cerca de 1 a 4% de todas as neoplasias diagnosticadas. A maioria dos casos correspondem a forma malignas, os carcinomas, principalmente nos cães adultos, da raça Boxer, Golden Retriever e Husky Siberiano. O carcinoma subtipo folicular-compacto é uma das apresentações do carcinoma tireoidiano e por seu comportamento biológico, é considerado um tumor com alto índice metastático/ infiltrativo, que configura um prognóstico de reservado a desfavorável. O diagnóstico dessa enfermidade é feito por meio de exames de imagem, citológico e histopatológico. O Tratamento é variável e dependente das condições que se encontra o processo neoplásico no momento do diagnóstico. O presente trabalho, relata o caso de uma cadela, SRD, de 11 anos, apresentando dois nódulos em membro torácico direito, um em região cárpica a aproximadamente um ano, um em região umeral a mais ou menos oito meses, sendo diagnosticados como mastocitoma cutâneo bem diferenciado e outro em região cervical superficial diagnosticado com carcinoma tireoidiano subtipo folicular-compacto.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2110
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_poliananunesdasilva.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.