Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2108
Título: Análise dos níveis glicêmicos por meio do glicosímetro portátil em pequenos ruminantes
Autor: LIRA, Marcelo Tavares de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8771324501091785
Orientador: Ramos, Taciana Rabelo Ramalho
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2578646566856035
Co-orientador : Baptista Filho, Luiz Carlos Fontes
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/2627279097684607
Palavras-chave: Glicemia;Caprino;Ovino;Ruminante
Data do documento: 2019
Citação: LIRA, Marcelo Tavares de. Análise dos níveis glicêmicos por meio do glicosímetro portátil em pequenos ruminantes. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A glicose é um monossacarídeo importante como fonte de energia para o metabolismo de vários sistemas, principalmente o nervoso, o que torna sua disponibilização no sangue imprescindível. Vários mecanismos são responsáveis por manter a glicemia em níveis adequados, e a determinação destes níveis permitem ao profissional identificar o status energético do animal além de enfermidades que podem causar hipoglicemia ou hiperglicemia. A utilização de métodos mais ágeis e práticos permitem ao médico veterinário uma rápida tomada de decisão e auxílio imediato ao animal, sem a necessidade de esperar dias para diagnóstico da alteração metabólica. Objetivou-se nesse estudo comparar a determinação de glicose em pequenos ruminantes pelos métodos enzimático-colorimétrico e glicosímetro portátil, avaliando se há diferença significativa entre a utilização de sangue capilar ou venoso e a confiabilidade do teste portátil. Foram colhidas amostras sanguíneas de 53 caprinos e 51 ovinos, da jugular e da face interna orelha, com os animais devidamente contidos, sendo as amostras processadas no local e armazenadas em freezes até a realização do teste laboratorial. Os ovinos não apresentaram estatisticamente diferença significativa entre o método enzimático-colorimétrico e o glicosímentro portátil, já nos caprinos houve diferença significativa (p=0,0113) entre o método laboratorial e a determinação de glicose capilar pelo glicosímetro portátil. Entretanto a linearidade do teste esteve abaixo do preconizado pelo órgão regulamentador nacional (<15%), demonstrando a boa correlação do aparelho portátil e o exame laboratorial em pequenos ruminantes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2108
Aparece nas coleções:(UAGMV) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marcelotavaresdelira.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.