Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2081
Título: Empreendedorismo e infância: um estudo sobre a materialização do discurso neoliberal
Autor: Santos, Miguel Silva dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0681480817620933
Orientador: Andrade, Fábio Bezerra de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9407924493644881
Palavras-chave: Neoliberalismo;Discurso;Empreendedorismo;Crianças - Pesquisa
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Miguel Silva dos. Empreendedorismo e infância: um estudo sobre a materialização do discurso neoliberal. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)- Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: En el presente trabajo se ha buscado observar cómo, desde una realidad en la que el neoliberalismo se presenta como el pensamiento dominante, se ha producido la difusión de discusiones que buscan abordar el tema de una infancia empresarial. A lo largo del texto buscamos esbozar cuáles son las características principales del neoliberalismo y cómo se construyó como un discurso. Trabajamos en el tema del emprendimiento, caracterizándose como la materialización, la concreción del discurso neoliberal. Se realizó el análisis de informes sobre emprendimiento e infancia. A través de ellos se descubrió que hay un fuerte énfasis en una infancia empresarial, una defensa que ocurre con mayor frecuencia sin acompañar un examen de sus implicaciones. Se concluyó que el neoliberalismo produce el fenómeno del emprendimiento infantil como la única alternativa viable, y busca construir en los individuos un comportamiento específico.
Resumo: No presente trabalho buscou-se observar como, a partir de uma realidade em que o neoliberalismo se apresenta como pensamento dominante, tem ocorrido a difusão de discussões que buscam se debruçar sobre a questão de uma infância empreendedora. No decorrer do texto busca-se delinear quais são as principais características do neoliberalismo, e como ele foi se construindo enquanto um discurso. Trabalha-se sobre a questão do empreendedorismo, caracterizando-o como a materialização, a concretude do discurso neoliberal. Foi realizada a análise de reportagens que falam sobre empreendedorismo e infância. Através delas verificou-se que ocorre uma forte ênfase sobre uma infância empreendedora, uma defesa que na maioria das vezes ocorre sem o acompanhamento de um exame de suas implicações. Concluiu-se que o neoliberalismo produz o fenômeno do empreendedorismo infantil como a única alternativa viável, e que busca construir nos indivíduos um comportamento específico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2081
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_miguelsilvadossantos.pdf564,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.