Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2074
Título: | A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental |
Autor: | Pessoa, Juliany Ricardo Lopes |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3808993670250484 |
Orientador: | Nascimento, Ross Alves do |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5067582449651215 |
Palavras-chave: | Educação financeira;Consumo (Economia);Metodologia;Cidadania |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Citação: | PESSOA, Juliany Ricardo Lopes A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | This work presents a proposal to analyze the DSOP methodology of Financial Education in the 3rd and 4th year of elementary school. In which we seek to see how the methodology is developed, as well as the view of the teachers and some students, to emphasize the need for a critical view and that leads the students to question the facts of their daily life, based on a conscious consumption avoiding waste. We used as theoretical basis some students the textbooks of the DSOP and are search carried, out with some students and two teachers of the 3rd and 4th year of elementary schooI. We believe that this methodology not but also the importance of the same to the formation of the criticality of the children on the questions of their daily life and also on how to improve the prospects for a healthier future, with conscious consumption and basis for the fomentation of citizen ship. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2074 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_julianyricardolopespessoa.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.