Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Wagner Rodrigues-
dc.contributor.authorSantos, Matheus Henrique Silva de Lima-
dc.date.accessioned2020-03-13T19:42:06Z-
dc.date.available2020-03-13T19:42:06Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Henrique Silva de Lima. Uma análise de um livro didático de matemática à luz do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2072-
dc.descriptionNos últimos anos tem se desenvolvido diversos materiais didáticos visando a melhoria do ensino de matemática dentre estes recursos, materiais como livros, apostilas e notas de aula ficaram mal visto nos olhos dos alunos, isto por carregarem uma linguagem matemática mais rebuscada. Neste contexto, a aparição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino estão cada vez mais presentes no âmbito escolar, mas será que todas elas são bem aplicadas e no tempo certo? Estas tecnologias realmente ajudam como prometem? E quanto ao professor, ele está preparado para usar esse tipo de ferramenta? Baseado nestas questões, este trabalho apresenta conceitos presentes no Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), estudados por Koehler e Mishra ao acrescentar a tecnologia nos estudos sobre Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Shulman. Ainda também foram utilizados os fundamentos descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as competências que os alunos devem ter sobre geometria na educação básica. Após uma análise aprofundada destas duas fundamentações teóricas, foi realizada uma análise em um livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), afim de buscar as orientações presentes nele para o uso de tecnologias na sala de aula. No final, foram notadas referências diretas à BNCC e ao uso de tecnologias como o Geogebra, sites, links para vídeos com conteúdo educacional e sugestões em atividades dinâmicas que potencializam o aprendizado dos alunos nas salas de aula, além de contribuir para a manutenção e o melhoramento das metodologias dos professores da educação básica.pt_BR
dc.description.abstractIn the last years, several teaching materials have been developed to improve mathematics teaching. Among these resources, materials such as books, handouts and class notes have been badly seen in the student’s eyes, because they carry a more refined mathematical language. In this context, the emergence of Information and Communication Technologies (ICT) for teaching is increasingly present in the school environment, however are they all well applied and on time? Do these technologies really help as they promise? What about the teacher, are they prepared to use this kind of tool? Based on these questions, this article presents concepts present in the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), studied by Koehler and Mishra by adding the technology to Shulman's studies on Pedagogical Content Knowledge (PCK). Also used in the research were the foundations described in the Common National Curriculum Base (CNCB) about the skills that students should have about geometry in basic education. After an in-depth analysis of these two theoretical foundations, an analysis was performed in a textbook of the 9th grade of Elementary School, in order to seek the guidance present in it for the use of technologies in the classroom. In the end, direct references to CNCB and the use of technologies such as Geogebra, websites to assist studies, links to videos with educational content and suggestions on dynamic activities that enhance student’s learning in the classroom, as well as contributing to the maintenance and the improvement of the methodologies of the teachers of the basic education.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleUma análise de um livro didático de matemática à luz do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7593592713599499pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7087770599703498pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_matheushenriquesilvadelimasantos.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.