Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2071
Título: Cálculo Diferencial e Integral: Uma abordagem prática mediante o uso do Software Geogebra
Autor: Santos, Elizabeth Bispo dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9799662711705928
Orientador: Silva, Tarciana Maria Santos da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1650180237175460
Palavras-chave: GeoGebra (Software);Cálculo diferencial - Estudo e ensino;Cálculo integral - Estudo e ensino;Prática de ensino
Data do documento: 20-Dez-2019
Citação: SANTOS, Elizabeth Bispo dos. Cálculo Diferencial e Integral: Uma abordagem prática mediante o uso do Software Geogebra. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This monograph has as its theme the use of Geogebra in the teaching of differential and integral calculus. To this end, we made a historical overview showing how the calculation has developed over the years as well as a manual on how to work the concepts of Derivative and Integral through Geogebra Software, making the approach of these contents more playful and current. In higher education, the teaching of differential and integral calculus is characterized as an abstract process, as it is new concepts for students. The difficulty of these disciplines is apparent from their abstraction and the need for graphical and algebraic representations which students find arduous. In view of this, a workbook for the use of Geogebra Software was developed in this work, with the objective of assisting teachers and academics in the contents of these subjects. The work addresses the main concepts of derivatives and integrals and then their graphical representations through Geogebra. Geogebra Software has great potential in helping classroom practices, as it provides new pedagogical approaches to teachers, positively influencing the posture and pedagogical practices of each teacher.
Resumo: A presente monografia tem como tema o uso do Geogebra no ensino de Cálculo diferencial e integral. Para tal, fizemos um apanhado histórico mostrando como o cálculo se desenvolveu ao longo dos anos bem como um manual de como trabalhar os conceitos de Derivada e Integral através do Software Geogebra, tornando a abordagem desses conteúdos mais lúdica e atual. Nos cursos superiores, o ensino das disciplinas de Cálculo diferencial e integral se caracteriza como um processo abstrato, por se tratar de conceitos novos para os estudantes. É visível a dificuldade dessas disciplinas, pela sua abstração e a necessidade de representações gráficas e algébricas, a qual os estudantes consideram árduo. À vista disso, desenvolveu- se nesse trabalho, um manual de utilização do Software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os docentes e acadêmicos nos conteúdos dessas disciplinas. O trabalho aborda os principais conceitos de derivadas e integrais e em seguida suas representações gráficas por meio do Geogebra. O Software Geogebra tem grande potencial no auxílio de práticas em sala de aula, pois, proporciona novas abordagens pedagógicas aos professores, influenciando positivamente na postura e nas práticas pedagógicas de cada professor.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2071
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_elizabethbispodossantos.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.