Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2066
Título: Sobre educação e sociologia: um estudo acerca da construção doconhecimento sociológico no ensino médio
Autor: Leão, Gleyce Kelly dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5510216691103433
Orientador: Benzaquen, Júlia Figueredo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0325443406402140
Palavras-chave: Sociologia;Educação;Didática;Conhecimento e Aprendizagem
Data do documento: 2019
Citação: LEÃO, Gleyce Kelly dos Santos. Sobre educação e sociologia: um estudo acerca da construção do conhecimento sociológico no ensino médio. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: El presente estudio busca entender las metodologías de enseñanza actual de la sociología a la escuela secundaria, y cómo contribuyen a la construcción de conocimiento sociológico. Cree que el ambiente en el que opera estas metodologías de la educación, ya que,en la mayoría de los autores clásicos, surge como un tema ampliamente discutido en el contexto dela Sociología, y a ella se da gran importancia en el proceso de socialización de los individuos. En este sentido, intenta comprender estos métodos de la (re)construccióndidáctica (LOPES, 1999) entre el canal teórico de la sociología como ciencia y la realidadescolar a través de una investigación social cualitativa principalmente. De esta manera, para llevar a cabo su propuesta, usa la teoría poscolonial, razones epistemológicas que pretenden ofrecer nuevas perspectivas e interpretaciones a los problemas derivados del entorno académico. Ya las razones metodológicas si el estudio bibliográfico de fuentes secundarias, observaciones de aula, la aplicación de cuestionarios con los estudiantes y las entrevistas semiestructuradas que culminan en algunas inferencias metodológicas propositivas para la disciplina de la sociología. La investigación apoya en su teórica un variado grupo de autores de la Sociología Clásica y Contemporánea como Émile Durkheim (2011), Karl Marx (2004), Pierre Bourdieu y Jean-Claude Passeron (1992) y Bernard Lahire (2014). Así que la búsqueda, desde el diálogo con las experiencias prácticas en el campo, tomar algunas conclusiones acerca de que métodos se practican hoy en día, si hay problemas reales con esta temprana construcciónde conocimiento sociológico y en el caso de en la afirmativa, cómo tomar una dimensión útil experimental que cumple con la función de la forma en estos jóvenes una conciencia crítica acerca de las transformaciones y las cuestiones sociales, políticas y antropológicas impregnan la realidad brasileña, más allá de sentido común y de la mirada sociológica.
Resumo: O presente trabalho busca compreenderas atuais metodologias de ensino de sociologia para o Ensino Médio, e como estas contribuem para a construção do conhecimento sociológico. Entende que o ambiente em que se insere essas metodologias é o da educação, que desde os autores mais clássicos surge como uma temática amplamente discutida no âmbito da Sociologia, e a ela é atribuída grande importância no processo de socialização dos indivíduos. Nesse sentido, busca compreender esses métodos de (re)construção didática (LOPES, 1999) entre a gama teórica da Sociologia enquanto ciência para o ambiente escolar através de uma pesquisa social majoritariamente qualitativa. Desse modo, para realizar sua proposta, tem como fundamento epistemológico as teorias pós-coloniais, que buscam oferecer novas perspectivas e interpretações para as questões provenientes do meio escolar. Já a fundamentação metodológica se dá pelo levantamento bibliográfico de fontes secundárias, as observações de sala de aula, a aplicação de questionários com os discentes e as entrevistas semiestruturadas que culminam em algumas inferências metodológicas propositivas para a disciplina de sociologia. A pesquisa sustenta em seu arcabouço teórico um variado grupo de autores da sociologia clássica e contemporânea como Émile Durkheim (2011), Karl Marx (2004), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992) e Bernard Lahire (2014).Busca então, a partir do diálogo destes com as experiências práticas construídas em campo, assumir algumas conclusões acerca de quais metodologias são praticadas hoje, se existem problemas reais com esse início de construção do conhecimento sociológico e em caso de afirmativa, como tomar uma dimensão experimental propositiva que cumpra com a função de formar nesses jovens uma consciência crítica acerca das transformações e problemáticas sociais, políticas e antropológicas que permeiam a realidade brasileira, para além do senso comum e a partir do olhar sociológico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2066
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gleycekellydossantosleão.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.