Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2039
Título: Evasão escolar: o que dizem os ex-alunos da EJA de uma escola do município de Garanhuns/PE
Autor: Silva, Josemário Barros
Orientador: Cavalcante, Maria José Gomes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3593044083888175
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Evasão escolar;Estudantes 
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Josemário Barros. Evasão escolar: o que dizem os ex-alunos da EJA de uma escola do munícipio de Garanhuns/PE. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar as principais causas que levaram jovens e adultos a evadirem da Educação de Jovens e adultos da Escola situada na vila de Miracica-Garanhuns PE, sendo uma delas a Falta de incentivo depois de algumas tentativas de retorno à escola. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo, que teve seis participantes, exalunos da EJA de uma mesma instituição escolar do município de Garanhuns/PE. Realizamos com estes uma entrevista semiestruturada, individual. Para fundamentar nossa discussão, dialogamos com alguns teóricos: Haddad & Di Pierro (2000), Arroyo (2005), Oliveira (1999), Perronoud (1999), Cavalcante (2017), dentre outros. Os resultados comprovaram que os ex-alunos tiveram acesso à escola, quando criança, mas por causa do trabalho, doenças de seus familiares, mudança de local de residência foram levados a abandonar os estudos. Como ex-alunos da EJA, hoje, as causas da desistência são outras. Elas estão relacionadas às responsabilidades da vida adulta, como filhos, trabalho e o cansaço advindo do mesmo, ou seja, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2039
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_josemariobarrossilva.pdf399,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.