Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2026
Title: Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da perspectiva docente
Authors: Souza, Alciele Gislaine Pimentel Branco de
metadata.dc.contributor.authorLattes: Não encontrado
metadata.dc.contributor.advisor: Pontes, Juliana Galindo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/5209812863835736
Keywords: Aprendizagem;Ensino fundamental;Professores
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, Alciele Gislaine Pimentel Branco de. Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da perspectiva docente. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The present study aimed to investigate, the conception of teachers of the initial years of the Elementary School, about the Learning Difficulties. This is an exploratory case study research, in which a data survey was conducted through a questionnaire with three teachers. The information collected was discussed in relation to the theoretical framework. Knowing that the learning process of the students, have influences of various factors, which can end up generating learning difficulties. There is confusion of the terms Learning Disabilities, Learning Disorder and Learning Disorder, it is important that those involved in student education have knowledge of the distinction of these terms, so that there is no labeling about students, thus generating further complications in overcoming These difficulties, therefore, sought to know if the teachers have well-defined concepts about learning disabilities, which will allow the teacher to identify, and what to do, to help these students.
Description: O presente estudo buscou investigar a concepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Dificuldades de Aprendizagem. Para isso, os objetivos específicos são: Investigar o que seria dificuldade de aprendizagem na concepção do professor; identificar como os professores percebem a dificuldade de aprendizagem e o que atribui a essa causa; avaliar se os professores aplicam práticas alternativas para trabalhar com os alunos que apresentem essas dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso exploratório, no qual foi feito um levantamento de dados através de um questionário, com três professoras. As informações coletadas foram discutidas com relação ao referencial teórico. O processo de aprendizagem dos alunos tem influências de variados fatores, o que pode acabar por gerar dificuldades na aprendizagem. O estudo também vem alertar que é comum haver confusão entre os termos Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno de Aprendizagem e Distúrbio de Aprendizagem, por parte dos envolvidos na educação dos alunos, e destaca ainda a necessidade de conhecimento e distinção desses termos, para que não haja rotulações dos alunos. Nesse sentido, a falta de conhecimento pode vir a gerar ainda mais complicações na superação de dificuldades por parte dos alunos, uma vez que a ação docente precisa estar em sintonia com a aprendizagem dos alunos. Essas reflexões foram discutidas nesse estudo, desde a compreensão dos professores acerca das dificuldades de aprendizagem, a forma como identificam e o que fazem para ajudar os alunos com dificuldades. O estudo revelou que nenhuma das professoras acham que podem ser suas metodologias, que sejam de fato algum problema na aprendizagem dos seus alunos. Isto é algo que pode ser considerado um fator determinante, o fato de os professores não ter consciência de que os problemas podem está também na escola.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2026
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_alcielegislainepimentelbrancodesouza.pdf401,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.