Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2016
Título: Endocardiose de valva mitral em cão (canis familiaris): relato de caso
Autor: Silva, Veruska Dinar de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1277272416876174
Orientador: Menezes, Flávia Ferreira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0576111584423401
Palavras-chave: Coração - Doenças;Edema pulmonar;Radiografia veterinária
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: SILVA, Veruska Dinar de Lima. Endocardiose de valva mitral em cão (canis familiaris): relato de caso. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A endocardiose da valva mitral é a cardiopatia mais comum no cão, sendo baixa a incidência nos felinos. Consiste em uma enfermidade adquirida, degenerativa da valva mitral, que leva a insuficiência cardíaca, caracterizada por um espessamento das extremidades da valva. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho relatar um caso de endocardiose da valva mitral em cão, macho, com evolução para edema pulmonar que foi atendido no Hospital Veterinário de Natal, discutindo os achados radiográficos, bem como ecocardiográficos, além dos aspectos clínicos da doença e protocolo terapêutico. Foi realizada radiografia torácica, bem como ecocardiograma. O tratamento emergencial foi à base de furosemida, associado com aminofilina e pimobendan/enalapril, além disso, o animal recebeu infusão contínua de dobutamina e solução de ringer com lactato. Foi visibilizado na radiografia aumento de tamanho da veia pulmonar, opacificação do padrão bronquial e intersticial, mais evidente em região peri-hilar e em lobo caudal direito, traqueia apresentando calibre preservado, contudo deslocada dorsalmente comprimindo os brônquios principais. Visibilizou-se ainda que o lobo caudal direito do pulmão apresentou-se opacificado, sugerindo início de edema pulmonar cardiogênico. De acordo com o laudo ecocardiográfico o animal apresentou endocardiose (degeneração) da valva mitral com moderada repercussão hemodinâmica em átrio esquerdo, compatível com insuficiência da valva mitral de grau moderado, representado pelo prolapso valvar, assim como endocardiose da valva tricúspide, entretanto sem repercussão hemodinâmica em átrio direito, configurando uma insuficiência da valva de grau discreta. Conclui-se que a endocardiose valvar mitral consiste numa cardiopatia adquirida comum em cães e em algumas raças. O diagnóstico precoce através de exames de imagem é fundamental para detectar a doença, bem como retardar a sua progressão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2016
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_veruskadinardelimasilva.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.