Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2015
Título: Atrofia dos músculos mastigatórios em canino da raça rottweiler: relato de caso
Autor: Araújo, Vanessa Oliveira
Orientador: Cardoso, Rita de Cassia Soares
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1676694610799764
Co-orientador : Ferri, Rinaldo Cavalcante
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3672392528239713
Palavras-chave: Atrofia muscular;Cão - Raças;Rottweiler;Patologia clínica veterinária
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: ARAÚJO, Vanessa Oliveira. Atrofia dos músculos mastigatórios em canino da raça Rottweiler: relato de caso. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A miosite dos músculos mastigatórios é uma miopatia inflamatória, onde geralmente os pacientes apresentam percepção dolorosa nos músculos temporal e masséter ou inabilidade de abrir a mandíbula. Pode ser considerada uma doença autoimune, pois o organismo produz autoanticorpos contra um alvo específico, os músculos mastigatórios. Trata-se de um distúrbio que acomete cães jovens e adultos, sem predisposição racial ou sexo; geralmente os cães não demonstram outras anormalidades neurológicas ou físicas, o que pode ser um diagnóstico diferencial para a referida enfermidade. Outro sinal clínico que pode auxiliar na diferenciação de outras doenças é o trismo (inabilidade de abrir a mandíbula). Pode apresentar-se em duas fases: aguda e crônica (a atrofia comumente é encontrada na fase crônica). A miosite dos músculos mastigatórios requer um diagnóstico precoce e terapia imunossupressora agressiva para melhora de prognóstico. O relato de caso demonstra que o animal, canino, macho, quatro anos, da raça Rottweiler, foi atendido no HVU – UFRPE/UAG, submetido a exames físicos e complementares, suspeitando-se de miosite dos músculos mastigatórios. Foram solicitados exames complementares (hemograma, bioquímica sérica, urinálise, dosagem de Creatina Fosfoquinase – CPK, LDH). No hemograma podem ser observadas uma neutrofilia e linfopenia. Foi realizado procedimento para retirada de fragmentos dos músculos (masseter e temporal) para realização de histopatológico. Foi instituído um tratamento inicial com Glicopan Gold, Dipirona e Prednisona por 14 dias e retorno do paciente para reavaliação. A anamnese, exame físico e exames complementares como: hemograma, perfil bioquímico, urinálise, e histopatológico permitiram elucidar o diagnóstico de atrofia dos músculos mastigatórios provavelmente devido à miosite. Com o estágio foi possível conciliar o que foi passado em sala de aula com a vivência na clínica de pequenos animais e sendo importante o relato de caso deste trabalho visto que não é tão corriqueiro na rotina da clínica médica de pequenos animais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2015
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vanessaoliveiraaraújo.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.