Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2014
Título: Avaliação higiênico - sanitária de estabelecimentos varejistas de alimentos da região metropolitana de Recife - PE
Autor: Araújo, Vanessa Jordão de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1099229932025269
Orientador: Assis, Anamélia Sales de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9211720343391456
Palavras-chave: Alimentos - Adulteração e inspeção;Alimentos - Legislação;Vigilância sanitária 
Data do documento: 14-Dez-2019
Citação: ARAÚJO, Vanessa Jordão de. Avaliação higiênico - sanitária de estabelecimentos varejistas de alimentos da região metropolitana de Recife - PE. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as inadequações das medidas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) que foram corrigidas em oito supermercados da Região Metropolitana do Recife/PE, realizada sob supervisão da empresa de Consultoria em Qualidade e Segurança de Alimentos - Qualit Service Consultoria. Foi realizada a aplicação de um check list utilizando a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 216 de 2004, alterada pela RDC nº 52 de 2014, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com adaptações, para registro das conformidades e não conformidades dos oito supermercados analisados. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar os pontos críticos dos estabelecimentos varejistas, no qual foi possível identificar as falhas e a importância de investir em melhorias nas condições de higiene e manipulação relacionadas a comercialização de alimentos seguros. Os resultados indicaram que nenhum supermercado estudado atingiu 100% da adequação máxima dos itens preconizados em conformidade pela RDC n° 275/2002 (ANVISA). Dois estabelecimentos foram classificados no grupo 2 (média adequação), uma vez que atingiram 25 % de adequações seis estabelecimentos classificaram-se no grupo 3 (baixa adequação) representando 75%. Verificou-se melhorias relacionadas aos requisitos infraestruturais por visitas técnicas e higiênico-sanitárias com a implantação de programas de capacitação dos colaboradores realizadas semanalmente pela empresa prestadora do serviço de consultoria. É possível concluir que profissionais preparados para consultoria são fundamentais nos serviços de alimentação, por capacitarem e direcionarem ao adequado funcionamento do estabelecimento. Além disso, a importância de investimentos em orientações sobre a saúde do consumidor e segurança dos alimentos, para a comercialização de alimentos seguros ao consumidor.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2014
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vanessajordãodearaújo.pdf620,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.