Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/201
Título: Microfilariose causada pela Setaria equina
Autor: Ramires, Adhemar
Costa Filho, Guilherme Antônio da
Souza Filho, José de Castro e
Fulco, Sônia Ferreira
Rocha, Jurandir Manso da
Palavras-chave: Cavalo Doenças;Equino
Data do documento: 1980
Citação: RAMIRES, Adhemar. Microfilariose causada pela Setaria equina. Cadernos Ômega, Recife, v.4, n.2, p. 167-174, jul./dez. 1980.
Abstract: Um equino de cinco anos de idade foi atendido na Clínica de Bovinos de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apresentando pouca resistência ao esforço físico e edema duro, crônico e indolor no membro posterior direito. O exame a fresco de gotas de sangue venoso demonstrou a presença de grandes quantidades de microfilárias e o diagnóstico diferencial revelou tratar-se de larvas de Setaria equina. Sete doses de 100rnl de solução a 9% de Neguvon @ **(28mg/kg), aplicadas através de sonda naso-esofagiana, revelaram ser um tratamento eficaz como microfilaricida. A afecção do membro locomotor mostrou-se rebelde aos tratamentos efetuados e exames histopatológicos sugeriram a existência de uma relação entre a "elefantíase" e o parasitismo em causa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/201
Aparece nas coleções:v. 4, n. 2, jul./dez. 1980

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v4_n2_1980_07.pdf469,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.