Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2007
Título: Identificação de mastite bovina e seus agentes causadores em vaca de alta produção de leite: relato de caso
Autor: Almeida, Rannieri Facundo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8753213170835032
Orientador: Maia, Victor Netto
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3779425739192453
Palavras-chave: Infecção ;Úbere;Ruminante;Bovino
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: ALMEIDA, Rannieri Facundo de. Identificação de mastite bovina e seus agentes causadores em vaca de alta produção de leite: relato de caso. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A inflamação mamária proveniente de microrganismos causadores de mastites ambientais é um dos grandes motivos que levam o produtor de leite a ter que efetuar o descarte precoce de animais, causando duros prejuízos econômicos às propriedades que participam desse nicho produtivo, e quando se trata de vacas de alta produção a perda financeira suportada se torna ainda maior. A identificação do microrganismo, bem como a brevidade no atendimento é pré-requisito para obtenção de sucesso no tratamento. O presente estudo relata uma vaca leiteira de alto desempenho, produtora de 42 (quarenta e dois) quilos de leite, que após acometidapor Staphylococcus aureuseTrueperella pyogenesteve sua produção reduzida a 8 (oito) quilos de leite diários, que eram direcionados ao descarte. Efetuou-se tratamento medicamentoso que não surtiu efeito desejado o que culminou com a necessidade de praticada ablação química do quarto mamário acometido pela infecção e direcionamento do animal ao descarte da propriedade, reduzindo-se a importância de um animal, que no auge da produção valeria algo em torno de R$ 9.000,00 (nove mil reais), ao valor de descarte de aproximadamente 50% do seu valor real, a preço de arroba de boi gordo, haja vista o descarte ser feito para produção de carne.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2007
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_rannierifacundodealmeida.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.